Turismo e Lazer

O Mirante do Caju será entregue no segundo

semestre

Ocupando uma área de 9 mil metros quadrados, deck de 2.700 metros quadrados e visão de quase toda a cidade de Maricá, o novo mirante do Caju deve ser entregue pela Prefeitura no segundo semestre.

Com um investimento de R$ 6,7 milhões, a estrutura conta com áreas de convivência para piqueniques, academia, pomar e requalificação das pistas de downhill, esporte que já é praticado no local. 

A obra conta com 25% da execução concluída e os funcionários trabalham na etapa de fundação, em seguida serão colocadas as ferragens dos pilares.

O projeto do Mirante do Caju, elaborado pela Secretaria de Urbanismo e executado pela autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), inclui também a construção de um auditório para cerca de 200 pessoas, uma galeria de artes, restaurante, loja de souvenir, camarins, banheiros e vestiários, além de salas administrativas.

O Mirante do Caju é uma das trilhas oficiais de caminhada de Maricá e também muito procurado por quem explora trilhas de moto ou bicicleta. Em novembro de 2018, o local sediou a última etapa da Taça Brasil de Mountain Bike XCO, que atraiu cerca de 200 ciclistas de diversas partes do país ao circuito.

Fonte: Divulgação Internet.


 

Tristeza em Maricá

Farol de Ponta Negra amanhece coberto de

pichações

Novamente um dos principais pontos turísticos de Maricá (RJ) amanheceu coberto de pichações. O farol de Ponta Negra, local de contemplação do mar e principalmente do pôr do Sol, amanheceu cheio de marcas deixadas por vândalos.

Ponta Negra tem registrado um aumento no vandalismo de pontos turísticos nas últimas semanas. Vândalos picharam as grutas marítimas e as Grutas da Sacristia, formações rochosas que surgiram com as forças das marés e das ondas em milhares de anos.

Vale destacar que a prática de pichação configura crime, com pena de 6 (seis) meses a 1 (um) ano de detenção e multa.

Funcionários da Somar foram deslocados para trabalharem na pintura do Farol de Ponta Negra, ponto turístico da região que foi alvo de vandalismo. O local amanheceu coberto de pichações.

Após ato de vandalismo no Farol de Ponta Negra, que é um dos pontos turísticos mais famosos de Maricá, uma equipe da Diretoria Operacional de Coleta, Resíduos e Varrição de prontidão esteve no local executando o serviço de limpeza.

Lamentamos que estas ações de depredação estejam frequentes em nosso município e não mediremos esforços para conter qualquer ato prejudicial à nossa cidade.” Publicou a SOMAR por meio da página oficial.

Fonte: Divulgação Internet.


 

Festas de Réveillon estão ‘proibidas’ em Maricá

Neste ano de pandemia, não haverá shows ou queima de fogos oficial

Com diversas cidades anunciando a proibição de festas de Réveillon em bares, restaurantes e casas noturnas devido ao aumento no contágio do novo Coronavírus, a Prefeitura de Maricá informou que a cidade permanece em estágio de Bandeira II, mas que devido às restrições com proibições de música ao vivo e obrigatoriedade dos estabelecimentos funcionarem só até ás 0h, as festas de Réveillon estão proibidas.

Porém, cabe ressaltar que mesmo com essa proibição, bares e restaurantes acabam infringindo o decreto da prefeitura e funcionam até a madrugada e aglomerando pessoas, sem nenhuma fiscalização. Moradores do centro relatam que diversos estabelecimentos, próximo à prefeitura e à delegacia mantêm o funcionamento até altas horas.

Segundo a prefeitura, eventos com música ao vivo estão proibidos e todos os estabelecimentos devem funcionar com até 50% de sua capacidade total.

Fonte: Divulgação Internet.


 

As Luzes do Natal Iluminado de Maricá serão apagadas 

A Prefeitura de Maricá decidiu desligar a iluminação temática do Natal Iluminado  instalada nos parques da cidade, entre os dias 24 e 25 e também entre 31 e 1º de janeiro.

A decisão tem por base a preocupação com o avanço do contágio do novo coronavírus e visa evitar aglomerações em locais de grande circulação de pessoas – como a orla de Araçatiba, o Parque a Céu Aberto, no Parque Nanci, a iluminação de Ponta Negra e da Praça do Ferreirinha, em Itaipuaçu.

As luzes instaladas nas vias, incluindo a rodovia RJ-106, não serão desligadas.

O desligamento da iluminação nesses dias é também uma maneira de homenagear a memória daqueles que faleceram vítimas da Covid-19.

Fonte: Divulgação Internet.


 

Bairro de Maricá ganhará maior parque a céu aberto da região

A cidade Maricá ganha nesta sexta-feira (03/07) a partir das 18h, sua maior área de lazer e convivência, a orla do Parque Nanci.

Erguido às margens do sistema lagunar, ocupa uma área total de aproximadamente 30 mil metros quadrados, e conta com duas quadras de areia para vôlei e futevôlei, quadra poliesportiva, pista de atletismo com quatro raias, rampa de acesso para jet-skis, quatro churrasqueiras e campo de futebol, além de playground, aparelhos de ginástica, tratamento paisagístico e iluminação especial. Toda a intervenção levou cerca de um ano e meio para ficar pronta.

O local terá trechos para caminhada, estacionamento com 52 vagas para carros e 10 motos, tudo com acessibilidade disponível para pessoas portadoras de deficiência.

O parque conta com uma novidade, uma horta e o pomar comunitários, montados em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá. Ali foram plantados pés de amora, jabuticaba, limão, laranja, acerola, figo, jenipapo e manga.

Fonte: Divulgação via Internet.


 

O Estádio de Futebol de Cordeirinho tem previsão de ser inaugurado no mês de dezembro

Foto: LSM

O estádio de futebol que ficará localizado no bairro de Cordeirinho (Maricá RJ) tem previsão de ser inaugurado no mês de dezembro. A arena terá cerca de 17 mil m² e o local claramente é uma área pública.

De acordo com informações, o projeto está sendo feito no atual Campo de Cordeirinho (Rua 107 ao lado da Escola Municipal Lúcio Thomé Guerra Feteira), as partidas realizadas nesse estádio serão de campeonatos que acontecem em Maricá. Lembrando que a arena tem capacidade de até 2 mil pessoas.

Nesta etapa da obra o terreno está sendo aterrado, estão sendo levantados os vestiários e a área administrativa.

Fonte: Divulgação Internet.


 

Ondas de 3,5 metros atingem litoral de Maricá (RJ)

Uma forte ressaca que chegou ao litoral de Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro, deixou o mar agitado e as ondas podem chegar a 3,5 metros de altura.

O mar avança sobre regiões urbanizadas no litoral e assustam os moradores. Um barco chegou a virar ao tentar sair da lagoa pelo canal de Ponta Negra.

A Marinha do Brasil alerta para que seja evitado a aproximação do mar e a navegação de pequenas e médias embarcações durante o período da ressaca, que deve continuar durante toda a sexta-feira (29).

Fonte: Divulgação Internet.


 

Moradores e turistas aprovam o Carnaval 2020

O Carnaval Maricá 2020 chegou ao fim na última terça-feira, dia 25/02, e a avaliação de moradores e turistas não poderia ser melhor. O reflexo disso pode ser visto, por exemplo, em Cordeirinho, onde a animação do cantor Rickson Maioli no quinto dia de folia não deixou ninguém parado. O público pulou e dançou disposto a continuar na praia até o dia amanhecer.

“O carnaval desse ano foi maravilhoso. Na verdade, está cada dia melhor e eu dou os parabéns à prefeitura, porque tenho acompanhado a evolução não só do carnaval, mas de todos os eventos”, falou Ana Almeida, de 53 anos, que mora próximo do local.

Lorena de Macedo, 19 anos, moradora de São Gonçalo, estava hospedada na casa da mãe e também deu sua opinião. “Eu vim desde sexta-feira para curtir com a minha família. Saímos todos os dias e achei tudo ótimo. Não vi nenhuma briga, estou andando tranquilamente com meu celular na mão, então para mim está super tranquilo aqui. Já pretendo voltar no ano que vem”, disse.

Fátima Rosa, de 53 anos, e a sobrinha Karine Rodrigues, de 13 anos, também vieram de São Gonçalo. “Esse já é o segundo ano que eu venho e com certeza estarei aqui no ano que vem. Está tudo perfeito, bateria, música, show, tudo top”, disse a tia. Karine completou: “Essa quantidade de pessoas que vem para cá curtir os shows e blocos chama a atenção. Lugar para curtir o carnaval para mim, não tem outro. Carnaval é em Maricá”, frisou.

Lucas Peixoto, de 18 anos, curtia a folia com o irmão. Ambos super animados. “Eu venho para cá todo ano, desde que nasci. Mas para mim, o carnaval desse ano foi o melhor do mundo. Superou todos os outros que já teve aqui. Foi o melhor show da minha vida”, avaliou o morador de Benfica, Zona Norte do Rio.

Fabiane de Sousa, de 36 anos, e Cintia de Sousa, de 35 anos, de São João de Meriti concordam com o conterrâneo. “Esse é meu terceiro carnaval aqui. Para mim, foi maravilhoso. Segurança, preço, marchinhas, tudo ótimo”, opinou Fabiane. “Essa é a primeira vez que eu vim. Trouxe mãe, filho, cachorro, a família toda. Lá também tem carnaval, mas tinham me falado tão bem daqui, que eu quis conhecer. Realmente é maravilhoso e eu vou voltar outras vezes”, avisou Cintia.  

“Eu passei todo o Carnaval em Maricá. Mas só vim em Cordeirinho hoje. Todos os outros dias eu fui para o Centro. A gente costumava passar sempre na praia, mas este ano optou por passar a folia no Centro. A festa atendeu totalmente minha expectativa. O que eu achei de diferente dos outros anos foi a Passarela do Centro e aqui, o repertório está bem diferente do de lá. Assim, a gente experimentou um pouquinho de cada cantinho”, contou a carioca Vanessa Senna, de 29 anos, ao lado do namorado.

Na quarta-feira de cinzas, enquanto uns aproveitavam para descansar, outros ainda estavam em ritmo de carnaval. Sob o comando de Rafael Caçula, o Bloco do Bororó reuniu centenas de pessoas na Passarela do Samba. E no próximo sábado, dia 01/03, a folia continua com a volta do desfile das escolas de samba de Maricá a partir das 20h30 na Passarela do Samba (Centro).

Fonte: Divulgação Internet.


Bike Night está de volta dia 17 com homenagem às mulheres 

O passeio ciclístico mais conhecido de Maricá, realizado pela Secretaria de Esporte e Lazer, está de volta. O Bike Night em homenagem ao mês das mulheres acontece no dia 17/03.

A concentração é às 18h30 na Praça Orlando de Barros Pimentel (Centro). De lá, o grupo seguirá em direção à orla de Araçatiba, retornando ao ponto inicial.

As inscrições já podem ser feitas pelo email bikenight.esportemarica@gmail.com ou presencialmente em três locais, na Secretaria de Esporte e Lazer, na loja Mundo Verde e na loja Bike Vip. Os 150 primeiros inscritos ganharão uma camisa da edição. Além disso, todos os participantes concorrerão a vários prêmios.

A Secretaria de Esporte e Lazer fica na Av. Roberto Silveira, 2º andar, salas 204 a 209); o Mundo Verde na Praça Conselheiro Macedo Soares, nº 126, Loja B) e a Bike Vip na Rua Almeida Fagundes, nº 981 – Loja 2). Mais informações pelo telefone (21) 2634-1446.

Fonte: Divulgação Prefeitura de Maricá.


 

Canal da Barra: Abertura teve resultado imediato no nível das lagoas

O trabalho de abertura do canal da Barra de Maricá, iniciado pela Prefeitura de Maricá na tarde de quarta-feira (04/3), foi concluído pouco depois das 4 horas da madrugada desta quinta-feira (05). As seis máquinas retroescavadeiras e uma pá mecânica que retiraram a areia permanecem no local para garantir a passagem da água em direção ao mar, que deve durar cerca de cinco dias.

De acordo com a equipe responsável, a ação já proporcionou a diminuição dos alagamentos em áreas próximas e no nível das lagoas que, já pela manhã, apresentava uma altura de 59 centímetros, bem abaixo dos 64 registrados na quarta.

O prefeito Fabiano Horta esteve no local de manhã e confirmou que os primeiros resultados foram satisfatórios nos pontos onde havia acúmulo de água.

“Tivemos uma intensidade maior de chuvas nos últimos dias, mas com essa abertura já conseguimos retirar muita água que estava nas casas das pessoas. Foi uma medida de emergência e sabemos que apenas essa não resolve o problema de maneira estrutural. O que é necessário é criar um suporte para o volume de chuvas que só aumenta com o passar do tempo”, ressaltou ele, afirmando eu há diversos projetos de drenagem prestes a serem executados.

“Sempre procuramos contemplar a drenagem em nossas ações de estrutura nos bairros, para proporcionar o escoamento e evitar as enchentes”, pontuou o prefeito, garantindo que há diversas equipes nas ruas buscando minimizar os estragos causados principalmente nas vias de acesso aos bairros.

De acordo com o presidente da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar), a previsão é que o canal de aproximadamente 30 metros de extensão fique aberto pelos próximos quatro dias, até que comece a se fechar naturalmente.

“Aguardamos toda a noite e madrugada aqui aguardando a melhor condição do mar para podermos abrir, o que ocorreu por volta das 4h15. Estamos monitorando as lagoas em pontos estratégicos e nos atualizando os resultados”, revelou Renato Machado.

A ação foi acompanhada por uma equipe do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). O biólogo João Arthur Carvalho explicou que, da forma como é feita pela prefeitura, a abertura do canal é mais viável e eficiente do a instalação de algum mecanismo que abra e feche a passagem, como comportas ou eclusas.

“O caso da lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio, é um exemplo muito bom disso, porque lá existem comportas para abertura periódica e, no entanto, volta e meia temos mortandade de peixes por lá, o que raramente ocorre aqui, sem falar que uma manutenção desse equipamento seria custosa. Na minha visão, operações pontuais como esta são melhores e que bom que a prefeitura recorre a esta providência, que é o que todos os municípios deveriam fazer. Aqui ainda há uma preocupação com galerias de águas pluviais, coisa digna de aplauso”, sentenciou.

Como de costume, o canal aberto atraiu muita gente para ver a vazão das águas das lagoas em direção ao mar, como o aposentado Manoel Florêncio, que tem 65 anos e mora no Centro da cidade.

“O nível da lagoa vinha subindo e esse trabalho é importante para não prejudicar quem mora perto dela”, avaliou. Para o pescador Jorge Gomes da Costa, nascido e criado na Barra de Maricá há 69 anos, a ação afasta o perigo para o morador e ainda enriquece o sistema lagunar. “Vi muitas casas alagadas por aqui e sei que isso já ajuda bastante, além de favorecer a pesca com outras espécies. É bom fazer mesmo que seja de emergência”, afirmou.

Nos últimos dez anos, esta é a quarta vez em que a faixa de areia é aberta na Barra de Maricá para possibilitar a ligação do mar com o sistema lagunar. Na maioria das vezes, como agora, a motivação foi diminuir a altura do nível das lagoas.

A primeira foi após a grande enchente de abril de 2010, que atingiu toda a região metropolitana do Rio, e em março de 2016, quando outra chuva forte causou inundações como a do residencial Carlos Marighella (condomínio do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ em Itaipuaçu). Já em fevereiro do ano passado, a razão foi contrária: uma longa estiagem baixou o nível do espelho d’água das lagoas e a abertura foi necessária para normalizar a altura.

Fonte: Divulgação Internet.


 

Escolas de samba de Maricá

 

O Carnaval Maricá 2020 ainda não acabou. Neste sábado (29/02), a partir das 21h, a Passarela do Samba Adélia Breve de Marins, montada na Avenida Abreu Rangeu, no Centro, será palco dos desfiles das escolas de samba do município.

Realização da Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Turismo e da Liga das Agremiações Carnavalescas de Maricá (Lacam), o evento marca o retorno dos desfiles na cidade, após um hiato de 12 anos.

Para Bruno Duné, presidente da Lacam, esse retorno serve como uma preparação para os desfiles do carnaval de 2021.

“São mais de dez anos sem desfilar e, para que tenhamos um grande retorno, cada uma das escolas está trabalhando duro com o objetivo de apresentar o seu melhor. Embora não tenha caráter competitivo o desfile do próximo sábado será um teste para as agremiações e uma prévia do desfile do próximo ano”, avaliou Bruno.

Ao todo quatro escolas irão se apresentar, entre elas, GRES Camisa Azul e Branco, GRES Inocentes de Maricá, GRES Unidos do Saco das Flores e GRES Acadêmicos de Araçatiba. Segundo os organizadores cada agremiação terá entre 50 e 60 minutos para apresentar o seu enredo. A entrada é franca.

Veja abaixo os horários do início de cada desfile:

22h: GRES Camisa Azul e Branco

23h10: GRES Inocentes de Maricá

0h20: GRES Unidos do Saco das Flores

1h30: GRES Acadêmicos de Araçatiba

Fonte: Divulgação de Internet.


 

Desfile das Escolas de Samba de Maricá

 

O desfile das escolas de samba de Maricá, neste sábado (29/02), acarretará uma série de alterações no tráfego de veículos no centro da cidade. Diversas vias serão interditadas, em diferentes horários, para a passagem das agremiações carnavalescas, que começa às 22h.

A partir das 14h, serão interditadas a Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa, na altura da LBV, e os acessos à Rua Senador Macedo Soares na altura do supermercado Princesa e do curso Marcelo Rangel. O trânsito será desviado para a Rua Ribeiro de Almeida, na altura do bar Ponto Chic.

A partir das 18h, também serão interditadas as ruas Pereira Neves (na altura da Clinaf) e Almeida Fagundes, nas imediações da Praça Orlando de Barros Pimentel. A Guarda Municipal de Maricá alerta que a programação poderá ser alterada, caso não haja necessidade de interditar as vias listadas nos horários marcados.

As escolas Camisa Azul e Branco, Inocentes de Maricá, Unidos do Saco das Flores e Acadêmicos de Araçatiba começam a concentração para o desfile às 21h.

Confira abaixo os horários dos desfiles.

22h: GRES Camisa Azul e Branco

23h10: GRES Inocentes de Maricá

0h20: GRES Unidos do Saco das Flores

1h30: GRES Acadêmicos de Araçatiba

Fonte: Divulgação Internet.


 

Maricá recebe o 1ª Festival Gastronômico de Inverno em Julho

A prefeitura de Maricá irá realizar o 1° Festival Gastronômico de Inverno, nos dias 5 e 28 de julho e contará com a participação de diversos restaurantes da cidade.

O evento será realizado pela Secretaria de Turismo e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e promovido pela Federação de Conventions do Estado do Rio, Rota Gastronômica de Maricá, Maricá Convention & Visitors Bureau.

A Rota de Gastronomia e Hotelaria de Maricá é um dos responsáveis por estruturar a rota de gastronomia na cidade e conta com mais de 20 empresas associadas.  O credenciamento para participar está aberto.

Fonte: Divulgação na Internet.


 

Arraiá de Maricá agita os bairros até o fim do mês

 

O Arraiá de Maricá está agitando 11 diferentes locais nos bairros de Araçatiba, Itaipuaçu, Espraiado, Cordeirinho, Barra, Ponta Negra e Spar, todos os fins de semana de junho, a partir das 18h. A festa, comandada pela Secretaria de Turismo, será realizada até o dia 30/06.

A banda Comichão será uma das atrações da Praça dos Gaviões (Itaipuaçu) que acontece nos dias 22, 23 e 24/06. Na Rua 107 (Cordeirinho) e na Rua Thomaz Colaço (Espraiado), as atrações são Edinho Manhoso, Bruno Berner, Betinho Bahia e Ismayer Alves.

Nos dias 28, 29 e 30/6, tem festa junina na Praça da Divinéia (Barra), na Praça de Nossa Senhora das Graças (Ponta Negra), em frente à capela de São Pedro (Araçatiba) e na Av. Oreste Vereza Luiz Genésio (Spar). Se apresentam a banda TatudoEmCasa, os cantores Donato e Eduardo e o cantor Douglas Kali.

Fonte: Divulgação na Internet.


União de Maricá fica em quarto no carnaval de 2019

Ainda não foi desta vez, mas a União de Maricá fez bonito de novo no desfile da Série B da escolas de samba do Rio.

Com o enredo homenageando Nelson Gonçalves, a escola da cidade liderava até quase o final da apuração, mas terminou em quarto por décimos na contagem e em 2020 ainda não poderá se apresentar na Marquês de Sapucaí – pelas regras, só o bicampeonato consecutivo abre essa possibilidade às escolas da Série B.

Ainda assim, o resultado não espelha totalmente o desfile, que empolgou as arquibancadas e garante uma expectativa maior para a apresentação no próximo carnaval na Estrada Intendente Magalhães, em Campinho.

Fonte: Internet.


Vigário Geral vence Série B e ganha o direito de voltar a desfilar na Sapucaí

A Acadêmicos de Vigário Geral é a grande campeã da Série B do carnaval do Rio de Janeiro e consegue o direito de pisar na casa oficial dos desfiles das escolas de samba em 2020. A última vez que a escola desfilou na Marquês de Sapucaí foi em 1999 quando o Grupo B ainda se apresentava na passarela do samba. Essa será a primeira vez que a agremiação da zona Norte fará parte da Série A. A União de Maricá ficou em 4° lugar. 

A última a desfilar na noite de terça-feira na Intendente Magalhães, a Vermelha, a Azul e Branca da Zona Norte, apresentou o enredo “Mwene Kongo – O Reino Europeu na África que se Tornou Folclore no Brasil”. No desfile, a escola contou o surgimento do maracatu tendo como principal referência, a obra do pesquisador, José Ramos Tinhorão, “Rei do Congo: A mentira histórica que Virou Folclore”. Na Intendente, a escola mostrou fantasias muito bonitas e o carro de som comandado por Marcelo Riva se destacou. O título vem para coroar os 14 anos de trabalho realizados pela presidente Elizabeth da Cunha, a Betinha, que falou à reportagem do CARNAVALESCO bastante emocionada.

Confira aqui a colocação e a pontuação de cada escola após a apuração das notas referente ao desfile da Série B do Carnaval do Rio de Janeiro em 2019:

1 Acadêmicos de Vigário Geral: 269,4
2 União do Parque Curicica: 269,2
3 Tradição: 269,1
4 União de Maricá: 269,1
5 Em Cima da Hora: 268,9
6 Lins Imperial: 268,9
7 Engenho da Rainha: 268,8
8 Unidos de Lucas: 268,8
9 Siri de Ramos: 268,8
10 Arame de Campo Grande: 268,8
11 Vizinha Faladeira: 268,3

Fonte: Divulgação Internet.


 

 Confira a programação completa do Carnaval 2019 em Máricá

PROGRAMAÇÃO DOS BLOCOS CARNAVALESCOS DE MARICÁ 2019

 

SÁBADO 23/02/19
B.C JOGA A MUMBUCA PRO ALTO.
14h às 16h
Rua Pereira Neves, 30 – Centro.

QUINTA: 28/02/19 B.C. UNIDOS DO ALFREDO NICOLAU.
08h às 10h
Rua Visconde de Itaúna (Quadra da escola Municipal Alfredo Nicolau da Silva Júnior) – Marquês de Maricá.

B.C. JOÃO BEZERRA
9h às 10h E. M. João da Silva Bezerra –
Praça Ana Ferreira, 01 – Praça da Divinéia – Barra de Maricá.

SEXTA – 01/03/19
BLOCO SUFTNESS
07h30min às 08h
Av. Roberto Silveira (em frente ao CIEP) – Centro

B.C. UNIÃO IMPERIAL
15h às 20h
Bar e Salão de Festas Imperial nº 20 – Caxito

B.C DA TERCEIRA IDADE
17h às 20h
Praça Orlando de Barros Pimentel – Centro.

B.C. FURACÃO MARICAENSE
18h às 22h
Rua Domício da Gama, em frente ao CINE Henfil – Centro.

B.C. VIVA NOSSAS CRIANÇAS.
19h às 20h
Rua Solimões s/nº em frente à Barraca do Nem – Inoã.

B.C. LOUCA PAIXÃO
20h às 24h
Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel – Centro.

B.C. DOS PIRATAS
20h30min às 00h30min
Rua Abreu Rangel, 59 – Centro.

SÁBADO – 02/03/19
B.C. GARÇA DA MANHÃ.
8h às 11h
Praça Tiradentes – Araçatiba.

B.C. ILARIÊ
09h às 12h
Praça dos Gaviões, esquina Av. Zumbi dos Palmares – Itaipuaçu

B.C. PIRANHAS DA 83.
13h às 18h
Rua Douglas Marques Rient (Rua 83), esquina com a Rua 90 – Jardim Atlântico – Itaipuaçu.

B.C. GAVIÕES DE ITAIPUAÇU.
14h às 17h
Avenida Zumbi dos Palmares (Ant. Av. Um), esquina com Praça dos Gaviões – Itaipuaçu.

B.C. DA AMENDOEIRA
14h às 17h
Rua dos Pescadores, 43 Barra de Zacarias.

B.C. EXPLODE JACONÉ
14h às 17h
Rua 02 – em frente a Papa-Léguas Materiais de Construções – Loteamento Jardim Jaconé – Jaconé.

B.C. GUERREIROS DA AMIZADE.
14h às 19h
Rua Eliete Rocha s/n – Campo de Futebol do Bairro Amizade.

B.C. AMIGOS DOS CORNOS DE MARICÁ.
15h às 17h Rua
Domício da Gama – próximo ao INSS – Centro – Maricá.

B.C. AS PANICATS DE INOÃ.
15h às 17h
Quadra do E.C. Inoã – Travessa Campos, 5 – Inoã.

B.C. NO CAMINHO TE EXPLICO.
15h às 20h
Rua Abreu Rangel (próximo a ENEL) – Centro.

B.C. FOLIA DA MARIA.
15h30min às 20h
Av. Roberto Silveira, nº 880 – (ao Lado da Padaria Café com Pão) – Flamengo.

B.C. 100% PONTA NEGRA
16h às 18h
Ponta Negra Futebol Clube – Rua Moacir Vale dos Santos s/n – Ponta Negra.

B.C. BANDA DE PONTA GROSSA.
16h às 22h
Bloco Estático: Rua Irineu Ferreira Pinto no Calçadão do Shopping Laguna – Ponta Grossa

B.C. DA MEIA 5.
17h às 18h
Rua Álvares de Castro (em frente ao SIM – sistema Integrado Municipal) – Centro-Maricá.

B.C. TÁ RUIM DE SAIR.
17h às 18h30min
Av. Reginaldo Zeidan, esquina com a Rua 135 – Cordeirinho.

B.C. BARRIL
17h às 19h
Rua Francisco da Costa – São José do Imbassaí.

B.C. SENTA NA 70.
17h às 00h
Estático – Praça da 70 – Itaipuaçu – Maricá

B.C. JÁ VOLTO AMOR.
18h às 22h
Rua Domício da Gama, em frente ao Cinema Henfil – Centro.

DOMINGO – 03/03/19
B.C. SUSTENTA AI
09h às 13h
Praça Tiradentes – Araçatiba.

B.C. TROMBA NERVOSA
10h às 15h
Avenida Carlos Marignella, Esquina com a Rua Nª Senhora De Lourdes (Antiga Rua 16) Loteamento São Bento da Lagoa- Itaipuaçu.

B.C. VERMELHO E BRANCO.
12h às 16h
Rua São Jerônimo, ao lado do Bar da Izabel – Espraiado.

B.C. BAIACU DE ITAIPUAÇU.
12h às 18h
Av. Beira Mar, esquina com Rua 72 – Próximo ao Quiosque Dom Bigode – Jardim Atlântico – Itaipuaçu.

B.C. BLOCO DO OMAR.
13h às 18h
Rua Douglas Marques Rient (Rua 83), esquina com a Rua 90 – Jardim Atlântico – Itaipuaçu.

B.C. DO LIMÃO
13h às 20h
Av. Guarapina (ponto de referência Bar do Bico) – Bambuí.

B.C. UNIDOS DE PONTA NEGRA.
14h às 16h
Rua Belo Horizonte – Beira do Canal – Ponta Negra .

B.C. EXPLODE JACONÉ
14h às 17h
Rua 02 – em frente a Papa-Léguas Materiais de Construções – Loteamento Jardim Jaconé – Jaconé.

B.C. AMIGOS DE JACAROÁ.
14h às 17h
Praia de Jacaroá – Próximo ao Bar do Orlando – Jacaroá

B.C. CAMISA AZUL E BRANCO.
14h às 17h
Avenida Guaruja, Marine – São José do Imbassaí .

B.C. NÃO EMPURRA QUE É PIOR.
14h às 18h
São Pedro F.C – Barra de Maricá.

B.C. UNIÃO DE ITAPEBA.
14h às 18h
Rua Abreu Sodré – Praça de Itapeba – Itapeba.

G. R. BLOCO DA 90.
14h às 20h
Rua Rubem Costa Leite (antiga Rua 90) – Cordeirinho.

B.C. PIRANHAS DA 64.
15h às 16h
Av. Maysa, esquina com a Rua Dr. Astrogildo B. A. Filho (antiga Rua 64) – Cordeirinho.

B.C. CAVALO DOIDO
15h às 18h
Rua 06 – Guaratiba.

B.C. EM CIMA DA HORA.
15h às 19h
Rua Moacir Valle dos Santos, 06 – Sede do Cond. Residencial Ponta Negra – Ponta Negra.

B.C. DO BEIJO
15h às 21h
Rua Domício da Gama, em frente ao Cinema Henfil – Centro.

B.C. ROLA CANSADA STª PAULA.
16h às 17h
Praça do Condomínio Santa Paula Setor B – Santa Paula

B.C. MAMÃE EU QUERO.
16h às 18h
Praia de Araçatiba – em frente ao Hotel Jangada – Araçatiba.

B.C. O POTÊNCIA.
17h às 18h
Rua Abreu Rangel, próximo a ENEL – Centro.

B.C UNIDOS DA TRAVESSA.
19h às 21h
Rua Caio de Figueiredo, esquina com a Travessa Flamengo, 04 – Inoã.

SEGUNDA – 04/03/19
B.C. DA BOA.
09h às 12h
Praça dos Gaviões esquina com a Rua Antônio Marques Mathias (Rua 36) – Itaipuaçu.

B.C. NAVEGANTES.
12h às 14h
Praça dos Gaviões, esquina com a Av. Zumbi dos Palmares – Itaipuaçu.

B.C OS GALHUDOS
12h às 18h
Entre as Ruas 04 e 08 na Orla da Barra de Maricá – Barra

B.C. TICO- TICO NO FUBÁ.
13h às 15h
Rua Beira do Canal s/n, ao lado do Bar do Adriano – Ponta Negra.

B.C. DA CORUJA
13h às 18h
Rua Douglas Marques Rient (Rua 83), esquina com a Rua 90 – Jardim Atlântico – Itaipuaçu.

B.C. DOS VAGABUNDOS
13h às 23h
Rua Antônio Marques Mathias (Rua 36), esquina com a Rua 123 – Itaipuaçu.

B.C. DOS PINGUÇOS
14h às 15h
Praça Gilmar dos Santos Trindade – São José do Imbassaí.

B.C. QUATRO NAÇÕES
14h às 16h
Av. Beira Mar – Próximo ao Duda´s Bar – Itaipuaçu

B.C. EXPLODE JACONÉ
14h às 17h
Rua 02 – em frente a Papa-Léguas Materiais de Construções – Loteamento Jardim Jaconé – Jaconé.

B.C. ME PEGA NO SINAL.
16h às 17h
Praça dos Gaviões esquina com a Rua Antônio Marques Mathias (Rua 36) – Itaipuaçu.

B.C. DO MARACUJÁ
16h às 17h
EStrada de Cassorotiba s/nº em frente ao sacolão – Santa Paula.

B.C. DAS PIRANHAS DO RECANTO.
16h às 18h
AMARI – Associação de Moradores e Amigos do Recanto de Itaipuaçu.

B.C. DA GABRIELA
16h às 18h
Rua Domício da Gama 281 (em frente ao Centro Cultural Henfil)-Centro.

BLOCO DO AMOR
16h às 17h
Orla da Praia das Amendoeiras – São José do Imbassaí.

B.C. UNIDOS DA TRAVESSA.
18h às 19h30min
Rua Professor Cardoso Meneses (Rua 01), esquina com a Rua Van Lerbergue (Rua 34) – Itaipuaçu.

TERÇA – 05/03/19 B.C. QUEM AMA CUIDA
10h às 12h
Praça dos Gaviões esquina com a Rua Antônio Marques Mathias (Rua 36) – Itaipuaçu.

B.C. SOMOS UM SÓ
11h às 17h
Rua Costa do Sol ( antiga Rua 11) – próximo ao Esquina Burger – São Bento da lagoa – Itaipuaçú

B.C. BAIACU DE ITAIPUAÇU
12h às 19h
Rua Van Lerbergue (Rua 34), esquina com a Rua 47 – Próximo ao Restaurante Birinight – Itaipuaçu

B.C. É NESSE QUE EU VOU
13h às 17h
Em Frente ao Esporte Clube de Bambuí (Avenida do Contorno nº 105) – Bambui.

B.C. PUXADINHO DA 110
13h30min às 20h
Rua Douglas Marques Rient(Rua 83), esquina com a Rua 90 – Jardim Atlântico – Itaipuaçu.

B.C. EXPLODE JACONÉ
14h às 17h
Rua 02 – em frente a Papa-Léguas Materiais de Construções – Loteamento Jardim Jaconé – Jaconé.

B.C DO BOI
14h às 18h
Av. Maysa Monjardim, esquina com a Rua 40 – Guaratiba.

B.C. DO FLAMENGO
14h às 18h
Praça Gilmar dos Santos Trindade – São José de Imbassaí.

B.C. AGORA VAI
14h às 22h
Estrada dos Cajueiros, entre as Ruas Gov. Leonel de Moura Brizola ( Rua35 ) e a Rua Antônio Marques Mathias (Rua 36 )- Itaipuaçu.

B.C. RATOS DE PRAIA
15h às 17h
Rua 13 – Barra de Maricá.

B.C. A DIVA
16h às 17h
Bloco Estático – Av. Zumbi dos Palmares – Praça dos Gaviões – Itaipuaçu.

B.C. 100% PIRANHA
16h30min às 18h
Rua Artuzindo Rangel, esquina com a Rua Capitão Caetano – Ponta Negra.

B.C. VAI, VOMITA E VOLTA
16h às 20h
Rua Abreu Sodré n° 234, Lote 4- Centro.

B.C. TÔ CURTINDO A VIDA
17h as 18h
Rua Abreu Rangel – Em frente a ENEL – Centro.

BLOCO ELÉTRICO
17h às 20h
Rua Domicio da Gama – em frente ao Cine Henfil – Centro

B.C. TÁ OSSO
19h às 24h
Rua Dom Pedrito – Em frente ao Colégio Evolução – Itaipuaçu

QUARTA – 06/03/19
B.C. BORORÓ
14h às 21h
Bloco Estático – Passarela do Samba Adélia Breve de Marins – Centro.

Fonte: Divulgação Inernet.


 

Maricá tem inscrições para Rei Momo e Rainha do Carnaval 2019

 

No dia 16/02 (sábado), a Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, será palco do tão esperado concurso que irá eleger a Corte oficial do Maricarnaval 2019. As inscrições para escolha do Rei Momo, Rainha e Princesa do Maricarnaval 2019 começam nesta sexta-feira (01/02) e vão até o dia 14/02, na sede da Secretaria de Turismo (Praça Conselheiro Macedo Soares, s/n, Centro), das 9h às 17h.

A eleição da Corte é uma realização da Liga das Agremiações Carnavalescas de Maricá (LACAM) com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo. A festa no dia 16/02 começa às 20h e contará com shows da cantora Marianna Cunha, do grupo Tô Kerendo, além da participação especial da bateria nota 10 do G.R.E.S Inocentes de Maricá, sob o comando do interprete Nego Lindo e passistas.

De acordo com a LACAM são requisitos para inscrição e participação na eleição: ser brasileiro (a) nato (a) ou naturalizado (a); ser maior de 18 anos e ter disponibilidade para participar dos ensaios e cumprir, caso eleitos, os compromissos estabelecidos pela Liga.

Serão oferecidas 10 vagas para candidatos a Rei Momo e 20 vagas para candidatas a Rainha e 1ª Princesa. O Rei Momo e a Rainha receberão R$ 3 mil cada, enquanto que a Princesa receberá o prêmio de R$ 1,5 mil. A eleição para escolha da Corte do Maricarnaval 2019 será realizada pela comissão julgadora, composta por cinco jurados, nomeada pela Liga. Vale frisar que não haverá remuneração para custeio de transporte e alimentação dos candidatos. O pagamento da premiação será de obrigação da LACAM, devendo ser pago no prazo limite de 30 dias após o Carnaval. Mais informações ou esclarecimentos pelo e-mail lacamrj@gmail.com.br ou pelo telefone (21) 99447-9940. 

Veja abaixo os horários da programação do dia 16/02:

20h – show da cantora Marianna Cunha

22h – Início do concurso para eleição da Corte do Maricarnaval 2019

Show Grupo Tô Kerendo

Bateria G.R.E.S. Inocentes de Maricá com o interprete Nego Lindo e passistas

Fonte: Divulgação Internet.


Orla de Araçatiba, em Maricá, recebe queima de fogos para a chegada de 2019

Quem foi passar o Réveillon na orla da Lagoa de Araçatiba pôde curtir não somente os shows programados pela prefeitura, que incluiu o sambista Rafael Caçula e o cantor pernambucano Geraldo Azevedo, mas também a queima de fogos que durou cerca de 15 minutos e foi distriuído em três balsas.

A queima de fogos foi um show a parte e agradou aos presentes, que puderam curtir o show pirotécnico na Lagoa de Araçatiba junto ainda com a árvore flutuantes de Natal.

Fonte: Divulgação Internet.


 

Moradores e visitantes de Maricá lotam Lagoa das Amendoeiras para queima de fogos durante o Réveillon

Cerca de 15 mil pessoas lotaram a Lagoa das Amendoeiras, recentemente inaugurada, em São José do Imbassaí. No local houve programação da prefeitura até as 2h.

A queima de fogos se deu em duas balsas montada a 300 metros da orla, onde durante cerca de 13 minutos os moradores e turistas puderam acompanhar o show pirotécnico.

Na Lagoa das Amendoeiras, além dos fogos, shows de artistas locais agitaram os presentes, com o sambista Wagner Mariano abrindo a festa e a dupla Givan e Junio encerrando as festividades do ano novo.

Fonte: Divulgação Internet 


Na próxima terça-feira terá a edição “Bike Night” de Natal

A Secretaria de Esporte e Lazer de Maricá vai promover na próxima terça-feira (11/12), mais uma edição do passeio ciclístico noturno “Bike Night”. Por conta do período de festas, o tema dessa edição será o Natal.

A concentração acontece a partir das 18h30 na Praça Orlando de Barros Pimentel (Centro). De lá, acompanhado de um trio elétrico e com o apoio da Guarda Municipal, o grupo segue em direção à orla da Lagoa de Araçatiba, retornando à praça depois. A saída está prevista para às 19h30.

As inscrições já estão sendo realizadas na própria secretaria através de telefone ou email (esportemarica@gmail.com) e na Arena Flamengo (Flamengo). É necessário informar nome, telefone, endereço e a idade do participante. Após o passeio, um sorteio de brindes será realizado com a participação de todos os inscritos. As edições do projeto tem atraído um número cada vez maior de participantes, tendo em média em torno de 200 pessoas.

Fonte: Divulgação Internet.


A Prefeitura de Maricá realiza primeira reunião para o Carnaval 2019

 

Para garantir a folia, segurança e organização do Carnaval 2019, a Secretaria de Turismo realizou na sede do órgão, na tarde da última quarta-feira (21/11), uma reunião com representantes de 51 blocos carnavalescos do município. Participaram do evento o secretário da pasta, Robson Dutra, o subsecretário de Turismo, Welton Campelo, o coordenador de eventos, Elson Ribeiro e representantes da Secretaria de Segurança Pública, Ordem Pública e Trânsito.

O secretário de Turismo, Robson Dutra, ressaltou a necessidade de planejamento e organização para garantir o pleno sucesso da festa. “Esse é o primeiro passo para a folia de 2019. Queremos tirar dúvidas e ouvir as diversas opiniões que contribuam para enriquecer ainda mais o nosso Carnaval. Com as informações repassadas pelos blocos montamos a programação para ser divulgada e para acionarmos todos os órgãos competentes que garantem a segurança da folia, como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Saúde, dentre outros”, comentou.

Os responsáveis pelos blocos retiraram uma ficha que deverá ser preenchida com os dados de cada agremiação e entregue na secretaria até o dia 3 de dezembro, com a adesão do bloco a folia do próximo ano.

O coordenador de eventos da pasta, Elson Ribeiro, pontuou sobre a logística e planejamento para o Carnaval. “Precisamos saber com antecedência quais blocos desfilarão, dias, horários e todos os detalhes dos blocos. Isso deve ser informado para que possamos tentar, dentro do possível, atender a todos”, explicou. Elson salientou que existem mais de 80 blocos na cidade e aqueles que não participaram da reunião deverão comparecer a Secretaria de Turismo para pegar a ficha de inscrição. A sede da secretaria fica na Praça Conselheiro Macedo Soares, s/nº – Centro, e funciona das 9h às 17h.

Um dos participantes do encontro, Roberto Moreira, presidente do Bloco Gaviões, um dos mais tradicionais da cidade, com 27 anos de fundação, afirmou que o encontro é fundamental para o sucesso da folia. “É ótimo podermos trocar ideias e chegarmos a um objetivo que atenda a todos no período de maior movimentação na cidade. O município a cada ano está recebendo mais turistas porque somos considerados um Carnaval que garante conforto e segurança para os foliões e temos que nos planejar muito para isso”, destacou o presidente do bloco que desfila em Itaipuaçu na tarde do sábado de Carnaval.

Um dos fundadores do Bloco do Beijo, André Costa, também considera essencial o planejamento ordenado dos blocos para garantir a segurança de todos. “Foi muito proveitoso. Retiramos as dúvidas e já vamos nos preparando para oferecer o melhor Carnaval que a cidade já teve”, frisou o representante do bloco, que existe há 11 anos e desfila no domingo de Carnaval. “Somos um bloco beneficente. O nosso abadá é trocado por três quilos de alimentos não-perecíveis que são doados para instituições filantrópicas de nossa cidade e isso é em prol da nossa cidade que amamos e temos que valorizar”, acrescentou André.

Fonte: Internet.


 

Em Maricá, Festa de Nossa Senhora das Graças divulga programação religiosa da festa

 

A Capela de Nossa Senhora das Graças divulgou a programação religiosa da festa em homenagem à santa, que acontece em Ponta Negra e já é tradição em Maricá.

A programação começou no último domingo (18) e segue até o dia 27 de novembro, dia de Nossa Senhora das Graças. Confira:

Fonte: Internet.


 

Arraiá de Maricá, Confira a programação do evento que acontece nos meses de Junho e Julho

 

O 2º “Arraiá de Maricá” está chegando. Realizado pela Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Turismo, o evento acontece entre os dias 22/06 e 08/07, sempre de sexta a domingo a partir das 20h30 em nove diferentes palcos espalhados pela cidade. As apresentações (veja aqui) serão no Spar (Inoã), na Praça Gilmar dos Santos Trindade (São José do Imbassaí), na Praça Nossa Senhora das Graças (Ponta Negra), na Praça Lucas Peão (Bambui), no Espraiado, em Cordeirinho e em três diferentes pontos de Itaipuaçu (Praça dos Gaviões, Praça Cultural do Ferreira e Praça 70). As atrações previstas para o Centro ainda estão sendo definidas e serão divulgadas em breve.

Em todos os locais, será montado cenário com fogueira, igrejinha – e vai ter muita música típica. Entre as atrações estão Rodrigo Balla, Romulo Arantes, Richard Viana, Leo Lima, Rickson Maioli, Banda Triad, Banda Quinta Essência, Jean e Juliano e Banda Cheiro da Cor.

Já a abertura dos shows contará com a participação do Dj Ronaldo e dos pratas da casa que são especialistas em forró e música sertaneja: Bruno Berner, Bruno Fortes, Moniquinha Angelo, Edinho Manhoso, Banda Tatudoemcasa, Trio Espírito Santo, Betinho Bahia e Ismayer Alves, Forró Brasil e a dulpa Givan e Junio.

Nas barraquinhas, comidas típicas como pamonha, curau, milho cozido, canjica e quentão (bebida feita com gengibre, cachaça e canela).

Fonte: Internet.


Prefeito Fabiano Horta promete urbanização da Orla de Itaipuaçu e busca solução para problema de água em 2018

Em texto de fim de ano, o prefeito de Maricá Fabiano Horta fez um balanço geral do primeiro ano de seu governo e fez novas projeções para 2018.

Horta diz que seu governo avançou, com os vermelhinhos voltando para as ruas, reajuste do cartão Mumbuca e as obras do novo hospital e do IFF em fase final. O prefeito comenta que o hospital estará em funcionamento no meio do ano de 2018 e o IFF funcionará logo mais com um pólo tecnológico.

“Avançamos! Vermelhinhos voltaram definitivamente as ruas, o Cartão Mumbuca reajustado, as obras do Hospital Che Guevara e do IFF em fase final de execução, novos postos de saúde, escolas ampliadas e novas em construção, asfalto caindo por diversos bairros, canais e rios dragados prevenindo enchentes, Cine Henfil tomando corpo e agitando culturalmente os finais de semana do ano, novo trânsito e rotatórias viralizadas organizando fluxos viários e até a Lagoa de Araçatiba no fervo virando praia! Centenas de ações tomaram formas e melhoraram a vida das pessoas e de Maricá. Tudo isso é importante e precisa ser rememorado e comemorado neste frigir dos ovos de 2017.” Escreveu o prefeito Fabiano Horta.

Ele ainda fez projeções para o ano de 2018. “Em 2018, avançaremos em questões centrais e estruturais para Cidade, continuando a fazer de Maricá um exemplo para o Brasil. Teremos uma ação proativa junto a Cedae para resolvermos definitivamente o problema da água e do saneamento no município, visto que isto se tornou ponto chave para nosso desenvolvimento. Não há tempo a perder e, estaremos investindo pesado nesta questão.
O novo hospital iniciará gradativamente suas ações em meados do ano, o IFF abrirá já suas portas do novo Campus para juventude e será âncora do Polo Tecnológico que estamos trazendo para região. Os Programas Sociais, como o Mumbuca Futuro dos nossos estudantes e as novas linhas dos Vermelhinhos irão se realizar e trazer cada vez mais justiça social paraTodos. Vamos implantar nossa primeira Vila Agroecológica em nossas terras férteis, urbanizar e embelezar as Orlas de Itaipuaçu e Jaconé, e começar as macro obras de drenagem do Flamengo e da Avenida Jardel Filho até o Barroco. Enfim, paro por aqui para não contar tudo e ser cansativo num dia de festa mas também corrido como o de hoje.
Tenho certeza que 2018 será um ano de grandes realizações para nossa querida Maricá. Obrigado pela confiança!” Escreveu Horta.

Fonte: Divulgação Internet.


Abertas as inscrições para eleição da Corte do Carnaval Maricaense 2018

Estão abertas as inscrições para a eleição da corte do carnaval maricaense 2018. Os interessados em participar da disputa para Rei Momo, Rainha e Princesa do carnaval deve se inscrever até o dia 25 de janeiro de 2018, de 09h às 17h, na sede da Secretaria de Turismo (Praça Conselheiro Macedo Soares).

A eleição para escolha da Corte do Carnaval Maricaense de 2018 será realizada pela comissão julgadora nomeada pela Prefeitura Municipal de Maricá, através da Secretaria de Turismo.

São requisitos para inscrição e participação na eleição: residir no município de Maricá; maior de 18 anos; não ser funcionário(a) público(a) federal, estadual ou municipal e ter disponibilidade para participar dos ensaios e cumprir, caso eleitos, os compromissos estabelecidos pela Secretaria de Turismo de Maricá.

Serão oferecidas 10 vagas para candidatos a Rei Momo e 20 vagas para candidatas a Rainha e 1ª Princesa.

A eleição será realizada no dia 27 de janeiro em evento organizado pela Secretaria de Turismo na Praça Orlando de Barros Pimentel no Centro.

Fonte: Divulgação Internet.


 

Em Maricá, Blocos de Rua devem se credenciar para o MariCarnaval 2018

 

O carnaval 2018 já está sendo organizado pela Prefeitura. Uma reunião realizada nesta terça-feira (12/12), na Casa Digital, no Centro, entre a secretaria de Turismo e representantes do Carnaval de rua do município, deu início ao credenciamento dos blocos que irão compor a programação oficial do “Maricarnaval 2018”. Agentes da Guarda Municipal da cidade, responsáveis pela segurança do evento, também participaram da reunião.

Segundo Elson Ribeiro, Coordenador de Eventos da Secretaria, foi disponibilizado um formulário que deve ser preenchido, protocolado e entregue até dia 28/12 na sede da Secretaria de Turismo, localizada na Praça Conselheiro Macedo Soares, também conhecida como Praça do Turismo, s/nº, no Centro.

“Basicamente, já temos uma programação pronta com base na experiência dos carnavais anteriores”, afirmou Elson. “Porém, sempre surge um bloco novo ou a saída de algum. Além disso, pode haver mudanças de endereço e essa reunião serve para, além do credenciamento dos blocos, mas também a atualização do nosso banco de dados” completou.

Os interessados deverão preencher o formulário informando o nome do bloco, o horário de concentração, horário de saída e, principalmente e o itinerário.

Fátima Leirós, representante do “Bloco da Mãezona” de Guaratiba, que sairá as ruas pela primeira vez aprovou a iniciativa e elogiou o prazo extenso para o credenciamento. “Esse é o nosso primeiro ano. A ideia do bloco Mãezona surgiu há um mês”, afirmou Fátima. “Fiquei sabendo da reunião de hoje através de um telefonema da própria secretaria de Turismo e estou achando tudo muito organizado. Ainda temos muita coisa para fazer referente a preparação do bloco, mas está tudo aprovado”, elogiou.

Anuciana de Azevedo, chefe de gabinete da secretaria Segurança Pública, lembrou o sucesso do carnaval de 2017 e pediu aos representantes dos blocos que ajudem no combate a utilização de garrafas de vidro na festa. “Peço aos senhores que tomem muito cuidado com a comercialização de bebidas em garrafas de vidro”, pediu. “Tentem trabalhar em conjunto com a secretaria de Segurança. No carnaval de 2018 teremos, além do nosso efetivo, o apoio dos orientadores de trânsito, até lá já estaremos trabalhando com os agentes de segurança e teremos também os policiais do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), ou seja, a Prefeitura vai oferecer aos foliões dos blocos e a população de forma geral um trabalho com mais qualidade”, garantiu.

Elson Ribeiro ressalta ainda que o credenciamento é indispensável para que o bloco possa participar do Carnaval de 2018, sendo assim, o coordenador solicita aos representantes de blocos que não compareceram na reunião que procurem o setor de eventos, na sede da Secretaria de Turismo, para preencher e protocolar o formulário.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (21) 26375094 de 08h às 17h.

Fonte: Divulgação Internet.


 

Lagoa de Araçatiba ganha novo espaço para prática de esportes

 

A urbanização da lagoa de Araçatiba vai entregar um novo espaço para prática de esportes na cidade. Duas novas quadras para a prática do vôlei de praia e futevôlei estão sendo preparadas e terão medidas oficiais, novas hastes de madeira para as redes de vôlei, telas ao redor e reforço da iluminação com a instalação de novas luminárias voltadas para a areia.

O secretário de Esportes, Filipe Bittencourt, vistoriou o local nesta sexta-feira (10/11) e revelou outra novidade: no ponto onde havia um quiosque, bem ao lado das novas quadras, serão instalados aparelhos de ginástica ao ar livre, como os que já existem em várias praças do município. “Temos a orientação do prefeito de revitalizar a região de Araçatiba, que também já vai ganhar um novo calçadão. Aqui já existe um público que pratica o vôlei e o futevôlei regularmente, agora estamos melhorando a estrutura física para que venham mais praticantes”, ressaltou Filipe. As obras são tocadas em parceria com a Secretaria de Conservação.

Além das quadras de Araçatiba, a Secretaria de Esportes promete outros projetos para o verão com a inauguração das quadras de tênis do Caxito e a reforma da piscina semi-olímpica do Complexo Esportivo Leonel de Moura Brizola, no Flamengo. Está previsto ainda, para o fim deste ano, o reinício das atividades do Projeto Navegar, com aulas de esportes aquáticos como vela na lagoa do Boqueirão.

Fonte: Divulgação Internet.


 

 

Lei que institui Carnaval fora de época é sancionada pelo Prefeito de Maricá

O Projeto de Lei que institui o Carnaval fora de época foi sancionado pelo prefeito, Fabiano Horta. Agora será realizado anualmente o desfile de Carnaval no quarto fim de semana do mês de julho a partir de 2018.
O evento foi denominado “Maricarnaval de Inverno”. A lei foi publicada no Jornal Oficial de Maricá (JOM).O vereador, Felipe Auni, autor do projeto de lei, defendeu, dizendo que o município de Maricá precisa buscar alternativas para que aumente a arrecadação municipal e que Maricá não dependa única e exclusivamente dos royalties.
Segundo Auni, os desfiles das escolas de samba em Maricá irá gerar emprego e renda, segundo ele, devido ao aumento no número de turistas e na produção de todo o desfile. Os vereadores Felipe Auni; Frank Costa; Marcus Bambam; Fabrício Bittencourt; Felipe Paiva; Rony Peterson; Ismael Breve; Marcinho da Construção e Robgol votaram a favor do projeto.

Fonte: Divulgação Internet 


Confira a programação das festas de NS de Fátima

Maricá: Confira a programação das festas de NS de Fátima

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Itaipuaçu, já deu início às comemorações dos 50 anos de sua construção e do Centenário das aparições da sua santa padroeira em Fátima (Portugal). A festa que começou na última quinta-feira (04/05) vai até 14 de maio. O evento, com apoio da prefeitura através da Secretaria de Turismo e da Coordenação de Assuntos Religiosos, vinculada à pasta de Cultura, terá no fim de semana shows da banda Fogo Novo, do grupo Adorasamba e de Adriana Arydes, além da apresentação de “stand up” de Fábio Borges. Missas serão realizadas todos os dias, seguidas por quermesse.

Na Capela Nossa Senhora de Fátima no Pedregulho, que fica no Espraiado, a programação começa com missas às 19h na quarta-feira (10/05) e termina no sábado (13/05) com uma carreata. “É uma grande conquista para a cidade voltar a comemorar esta data na Capela, que passou por um processo de recuperação”, contou o coordenador de Assuntos Religiosos, David Rezeno.

A carreata, que chegará por volta das 17h50 na Praça Orlando de Barros Pimentel, dará seguimento a celebração com terço, missa campal e show de Davidson Silva. “É uma satisfação para a Coordenação de Assuntos Religiosos, da Secretaria de Cultura, poder apoiar este evento em parceria com a Igreja Católica de Maricá. Este tipo de atividade traz de volta o valor cultural e religioso para o nosso município”, afirmou David. A entrada nas festas é gratuita.

Programação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Itaipuaçu):

Estrada de Itaipuaçu, s/n° – Itaipuaçu, Maricá – RJ

Informações: (21) 2638-1212

De 04 a 11/05

19h – Terço

20h – Novena e Santa Missa

07/05

12h – Delicioso Almoço

12/05

19h – Terço

20h – Santa Missa seguida de festa com barracas

Show com a banda Fogo Novo

13/05

06h – Alvorada

07h – Santa Missa

18h – Procissão

19h – Santa missa seguida de festa com barracas

Show com Adorasamba

14/05

18h – Santa Missa seguida de festa com barracas

Stand Up com Fábio Borges

Show com Adriana Arydes e Queima de Fogos

Capela Nossa Senhora de Fátima no Pedregulho:

Estrada do Espraiado, Pedregulho (após a cachoeira) em Maricá

Tríduo (10, 11 e 12/05)

19h – Oração do Terço e, em seguida, Santa Missa

13/05

15h – Santa Missa seguida de carreata com a Imagem de Nossa Senhora de Fátima

Praça Orlando de Barros Pimentel:

Rua Domício da Gama – ao lado da Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo – Centro

13/05

18h – Terço Mariano

18h30 – Coroação da Imagem de Nossa Senhora de Fátima – Catequese

19h – Santa Missa Campal

20h30 – Show Católico com Davidson Silva

Fonte: Divulgação Internet.


 

Escolas de Samba se legalizam de olho no Carnaval fora de época em Maricá

Escolas de Samba se legalizam de olho no Carnaval fora de época em Maricá

As escolas de samba de Maricá que ficaram afastadas do carnaval de Maricá por 8 anos, estão se legalizando para o Carnaval Fora de Época em 2018, com desfiles no último fim de semana de julho. É o carnaval de meio de ano que está no calendário oficial da Secretaria Municipal de Turismo com o aval do prefeito Fabiano Horta (PT).

Para que tudo seja legalizado, a juíza em exercício da 2ª Vara Cível da Comarca de Maricá, Letícia d’Aluto de Moraes Ferreira Michelli, em despacho no último dia 18 de abril, nomeou como administrador provisório da Associação de Escolas de Samba e Blocos de Maricá (AESBM), Lucivaldo Ramos Cruz.

A advogada Lurdes Maria Correia está assessorando as escolas de samba de Maricá, que se reuniram na última terça-feira, para que se legalizem e, também, para que o administrador provisório Lucivaldo Cruz convoque eleições para a nova diretoria da entidade nos próximos 60 dias.

A preocupação de Lurdes é para que tudo seja feito dentro da legalidade, garantindo um carnaval fora de época que certamente atrairá mais turistas para a cidade que vai gerar emprego, renda e mais arrecadação para Maricá.

Buscaram a justiça de Maricá para se legalizarem (processo nº 0005187-95.2017.8.19.0031), as seguintes escolas de samba:

G.R.E.S Flor de Maricá. G.R.E.S Acadêmicos do Araçatiba, G.R.E.S UniãoPedreirense, G.R.E.S Camisa Azul e Branco, G.R.E.S União Imperial, G.R.E.S Inocentes de Maricá, G.R.E.S Unidos do Saco das Flores. Em outro processo, também com pedido de legalização está o G.R.E.S Flor do Imbassaí. O G.R.E.S Tradição de Maricá já está regularizado.

Fonte: Internet.


 

Torneio de body surf na praia de Cordeirinho

Maricá: Torneio de body surf na praia de Cordeirinho

A praia de Cordeirinho recebeu no último domingo (30/04) o primeiro torneio ESB de body surf, modalidade na qual os competidores descem as ondas com corpo e sem uso de pranchas. O evento, que contou com o apoio da Secretaria de Turismo, revelou o talento do jovem maricaense Leonardo Moura, que tem apenas 16 anos e mora em Guaratiba. Ele alcançou o terceiro lugar na competição, atrás somente do niteroiense Kailani Lattanzi (vencedor do torneio) e do carioca Yuri Rezende, que ficou com a segunda posição.

A competição, que contou com a participação de 46 atletas do Rio e outros estados, foi organizada pela Escola de Surf e Bodyboard (ESB) de Maricá, dirigida pelo surfista Frank Correa.

Fonte: Divulgação Internet


No mês de Abril a Praia de Cordeirinho, em Maricá, recebe campeonato de bodysurf 

Praia de Cordeirinho, em Maricá, recebe campeonato de bodysurf

A Praia de Cordeirinho, em Maricá, será palco da 1ª Etapa ESB de BodySurf no dia 16 de abril, com chamada às 7h, na rua 91.

A organização avisa que, caso as condições do mar não estejam favoráveis, o campeonato poderá ser transferido para o dia 30 de abril.

A competição reunirá competidores para uma única categoria, a Open, e as inscrições podem ser feitas do dia 23 a 29 de março a R$ 70,00 diretamente com a organização pelo telefone (21) 9992-28705 (Frank Correa).

Os atletas que farão a inscrição por depósito, terá de confirmar junto à organização do evento o nome, idade, local que reside e o envio dos dados do depósito para identificação.

Fonte: Divulgação Internet.


 

 

Maricá elege nesta sexta-feira a corte para o Carnaval 2017

Está tudo pronto para a eleição da Corte do Carnaval de Maricá. A partir das 20h desta sexta-feira (10/02), os candidatos a Rei Momo, Rainha e Princesa serão avaliados por um júri técnico formado pelo carnavalesco Milton Cunha, pela atriz Adriana Bombom, pelo locutor André Gasparetty e secretários municipais André Braga e Sérgio Mesquita. A eleição acontece na Praça Orlando de Barros Pimentel (Rua Domício da Gama, s/nº, Centro).

Os candidatos à realeza da folia maricaense precisam ter samba no pé, mas também serão avaliados pela graça e simpatia com o público. A programação, com apresentação de André Gasparetty, terá a apresentação da bateria Nota 10 da Associação das Escolas de Samba e Blocos de Maricá com o intérprete Nego, e, a partir das 23h, o grupo Samba dos Manos comanda a festa com a Corte Momesca.

Serviço

Eleição do Rei, Rainha e Princesa do Carnaval
Sexta-feira – 10/02
20h
Praça Orlando de Barros Pimentel – Rua Domício da Gama, s/nº – Centro

Fonte: Prefeitura de Maricá.


 

Confira a programação completa do Carnaval 2017 em Maricá

A Secretaria de Turismo anuncia aprogramação do Carnaval de Maricá com Art Popular, Revelação, Leandro Sapucahy, Swing e Simpatia, Claudinho Guimarães, a Escola de Samba União de Maricá, além de artistas da região, como Fulia do Pimenta, Rafael Caçula, Agura’s Bands, Forró Brasil, Bruno Berner, Tô Kerendo, Samba dos Manos, Jô Borges, Me Puxa, Samba.com, Tá Tudo Em Casa, Moniquinha Ângelo e Amakina, que se apresentarão de 25 a 28/02 em 16 palcos espalhados pela cidade. A folia será aberta dia 10/02 com a eleição do Rei, Rainha e Princesa. Na semana seguinte, dia 18/02, o grupo Só Pra Contrariar se apresenta no Baile Municipal, a partir das 23h, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.

A novidade deste ano é a criação da Passarela do Samba, por onde desfilarão os 18 blocos que saem pelas ruas do Centro – ao todo, serão 75 blocos carnavalescos nos quatro distritos. O ponto principal é a Rua Abreu Rangel.

De 25 a 28/02, acontecem os shows em 16 palcos espalhados pela cidada. No Centro, se apresentam Rafael Caçula, Jô Borges e Samba dos Manos (dia 25), Art Popular (26), Rickson Maioli (27) e Revelação (28). Em Ponta Negra, a programação conta, respectivamente, com Claudinho Guimarães, Swing e Simpatia, Me Puxa e Leandro Sapucahy. Na Passarela do Samba, além dos desfiles dos blocos, acontece o Baile Infantil no domingo, dia 26, às 17h. Já a Escola de Samba União de Maricá se apresenta na terça-feira (28), às 23h.

A programação contará ainda com a Banda Sinfônica Ambulante (Centro); Bruno Berner, Samba.com, Moniquinha Ângelo e Me Puxa (São José do Imbassaí); Tô Kerendo e Rafael Caçula (Inoã); Bruno Fortes e Fulia do Pimenta (Santa Paula); Agura’s Bands (Minha Casa Minha Vida de Itaipuaçu); AMAKINA e Samba dos Manos (Praia do Francês); entre outros.

Os palcos serão instalados no Centro (Praça Orlando de Barros Pimentel) e Passarela do Samba (Rua Abreu Rangel), São José do Imbassaí (quadra do Dínamo), Inoã (Travessa Flamengo), Santa Paula (Estrada de Cassorotiba), Residencial Carlos Alberto Soares de Freitas – Minha Casa Minha Vida de Inoã (Rua Leonardo José Antunes), Barra de Maricá (Praça da Divinéia), Praia de Cordeirinho (Rua 91), Bambuí (Praça Lucas Peão), Ponta Negra (Avenida Litorânea), na Praia de Jaconé, além de Itaipuaçu com palcos no Residencial Carlos Marighella (Minha Casa Minha Vida – Rua Antônio Neiva), na Praia do Francês (Rua 83), Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua 1) com Avenida da Praia, Praça dos Gaviões (Avenida Zumbi dos Palmares) e Praia do Recanto.

Rei e Rainha do Carnaval

A programação da folia inicia no dia 10/02, com a eleição do Rei, Rainha e Princesa do Carnaval 2017. Os inscritos no concurso serão avaliados por um júri técnico na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, a partir das 20h. O evento terá apresentação de Andreia Gasparetty e participação da bateria Nota 10 da Associação das Escolas de Samba e Blocos de Maricá com o intérprete Nego. Às 23h, o grupo Samba dos Manos comanda a festa com a Corte Momesca.

Baile Municipal

No sábado, dia 18/02, às 23h, o Só Pra Contrariar comanda o Baile Municipal, que marca o pré-Carnaval da cidade, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. Com quase 30 anos de estrada, o grupo de pagode, ícone da década de 90, presenteará o público com um repertório repleto de sucessos, como “O samba não tem fronteiras”, “É bom demais”, “Você vai voltar pra mim”, “Que se chama amor”, “Te amar sem medo”, “O meu jeito de ser”, “Dói demais”, “Você virou saudade”, “A Barata”, “Domingo”, “Mineirinho”, “Sai da minha aba”, entre outros.

Fonte: Prefeitura de Maricá.


 

Mudanças nas regras para os blocos de Carnaval em Maricá

Representantes dos blocos carnavalescos e da Secretaria de Turismo se reuniram nesta quarta-feira (25/01), na Casa Digital (Centro), onde foi anunciado pelo secretário Robson Dutra as regras que vão nortear não só o Carnaval 2017, mas todos os próximos carnavais de Maricá, procurando atender o povo em geral, de Itaipuaçu a Jaconé. “Tivemos que fazer algumas alterações no trajeto e horário de alguns blocos por conta do início dos shows e da Passarela do Samba que será montada na Rua Domício da Gama, em frente ao Colégio Elisiário Matta, onde todos que desfilam pelo Centro vão passar a partir de agora”, explicou o secretário. A maior preocupação dos representantes de blocos era sobre acompanhamento de trio elétrico ou carro de som e instalação de banheiros químicos; fechamento de ruas e segurança no evento. Luiz Carlos Medeiros, representante do bloco “Piranhas da 64” em Cordeirinho, e Patrícia Andrade, do bloco “Tromba Nervosa”, em Itaipuaçu, questionaram a necessidade da presença de guardas municipais para que os limites sejam respeitados. Seguindo uma determinação do Ministério Público e da Procuradoria Geral do Município, a Secretaria de Turismo não oferecerá estrutura para a concentração dos blocos fechados que vendem abadás e limitam o acesso do público, a não ser no momento em que levarem os foliões para desfilar pelas ruas. Já os blocos que se concentram na rua e permitem o acesso de qualquer participante, podem solicitar a estrutura necessária. Robson Dutra também falou sobre a distribuição de confete e serpentina para os moradores que estiverem na arquibancada; do cumprimento de horários; sobre a necessidade de trânsito livre para moradores; sobre a escolha de Rei Momo e Rainha do Carnaval (10/02) e sobre o show pré-carnavalesco (18/02). O secretário pediu, ainda, que todos os blocos respeitem o horário de concentração e desfile já que a Secretaria de Segurança ficará responsável por liberar as ruas e recolher os trios elétricos às 22h para dar início aos shows pontualmente às 23h. Os representantes se comprometeram também a mandar representantes para a competição de Rei Momo e Rainha do Carnaval.

Fonte: Prefeitura de Maricá.


 


Itaipuaçu terá luau cultural em agosto

Itaipuaçu terá luau cultural em agosto

Será realizado no dia 6 de agosto a partir das 22 na praia do Francês, na altura da rua 83, em Itaipuaçu, o primeiro ‘Luau Underground’ de Maricá.

O evento surge como um coletivo de cultura urbana que objetiva disseminar, divulgar, propagar, espalhar diversos elementos da cultura Hip-Hop, Trap, Bass, Rap, Reggae, Eletrônica e suas vertentes. O evento é gratuito.
“Buscamos proporcionar o acesso à cultura por intermédio de elementos que percorrem por diferentes campos, tais como: Sarau Cultural, Grafite e claro, por último e não menos importante, muito som, muita música boa e muito grave!” Diz a descrição da página do evento no Facebook.

Além do acesso à cultura, enquanto coletivo, o evento visa encorajar a produção cultural, incentivando a troca entre diferentes agrupamentos urbanos e viabilizando a integração em prol de um mesmo objetivo: expansão cultural.

Fonte e Foto: Internet.


 

 

Festival da Utopia é aberto com presença de Quaquá e filha de Che Guevara

 Festival da Utopia é aberto com presença de Quaquá e filha de Che Guevara

O Festival Internacional da Utopia, realizado pela prefeitura de Maricá, foi aberto na manhã desta quarta-feira (22) com a presença do prefeito Washington Quaquá (PT), de Aleida Guevara (filha de Che Guevara), do líder do MST João Pedro Stédile, além do ex-senador Eduardo Suplicy e da Deputada Estadual Rosângela Zeidan. O ex-presidente Lula não compareceu.

O evento foi aberto pelo prefeito Washington Quaquá, que comentou que a Utopia é mais do que possível, mas sim necessário. “Nós vivemos num tempo onde temos lutado pelo que é possível. E isso tem feito com que a esquerda tenha feito muito pouco.” Disse.

 

(foto: João Henrique / Maricá Info)(foto: Internet)

Quaquá falou da concentração de renda em algumas pessoas enquanto outras milhões de pessoas vivem na miséria. “E isso é ter lutado pelo possível, e o possível é muito pouco. Lutar pelo possível é quase se conformar com a situação de injustiça no mundo.” Comentou Quaquá para um público de cerca de 600 pessoas na Tenda dos Pensadores, montada na Barra de Maricá.

A pediatra Aleida Guevara, filha mais velha de Che Guevara, foi uma das convidadas que falou ao público presente, em sua maioria de membros da esquerda. Aleida comentou sobre o que é Utopia e também falou de assuntos internacionais, como a aproximação de Cuba e dos Estados Unidos. “Utopia significa imaginar o impossível, intimamente relacionado com a intenção de dar um sentido à vida e alcançar a felicidade se encontra na necessidade e na busca por um mundo melhor.” Disse.


 

Lula cancela presença na abertura do Festival Internacional da Utopia

 Lula cancela presença na abertura do Festival Internacional da Utopia

Um das principais convidados para o Festival Internacional da Utopia, que começa nesta quarta-feira (22) em Maricá, o ex-presidente Lula cancelou a participação para a abertura, que acontece às 9h30 na Barra de Maricá.

Prefeitura gasta R$ 1 milhão com passagens aéreas para o Festival da Utopia
De acordo com a organização do evento, Lula não poderá participar da abertura devido a importantes compromissos em Brasília. A organização negocia a participação do ex-presidente durante o evento, que encerra no dia 26. 

Festival Internacional da Utopia terá manifestação a favor de Dilma

 Maricá: Festival Internacional da Utopia terá manifestação a favor de Dilma

A presidente afastada Dilma Rousseff irá participar do Festival Internacional da Utopia, que começa nesta quarta-feira (22) e segue até o dia 26 com inúmeros convidados.

A presença de Dilma Rousseff (PT) é esperada para o sábado, onde deverá acontecer uma caminhada com a presidente afastada às 14h na praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, onde estará montado um dos palcos do Festival da Utopia. A prefeitura divulgou que foi gasto mais de R$ 1 milhão apenas com passagens aéreas para o Festival da Utopia. O custo total do evento ainda não foi divulgado.

O evento conta com uma programação repleta de intelectuais e artistas de esquerda e possui um cunho político. A presença do ex-presidente Lula também é esperada para a abertura do evento, às 10h desta quarta-feira (22) no palco montado na Barra de Maricá.

No primeiro dia do evento, que terá cinco pontos principais, os shows ficam por conta de artistas locais e Racionais MC’s após as 19h no palco montado na praia da Barra de Maricá.

Confira a programação completa no site oficial do evento: http://www.festivaldautopia.com/programacao

O prefeito Washington Quaquá disse que se inspirou na FLIP (Feira Literária Internacional de Paraty) para fazer o evento em Maricá, colocando a cidade no calendário internacional de eventos culturais.
“Em um contexto político que se agrava a cada dia, a presidenta eleita Dilma Rousseff também participará da atividade para receber a solidariedade e a força dos grupos que defendem sua volta”, diz texto de apresentação, no site oficial do evento.

Utopia tem como significado mais comum a ideia de civilização ideal, imaginária, fantástica. Pode referir-se a uma cidade ou a um mundo, sendo possível tanto no futuro, quanto no presente, porém em um paralelo. Pode também ser utilizado para definir um sonho ainda não realizado. Uma fantasia, uma esperança muito forte. Utopia é um projeto humanista de transformação social e representa aspectos capitais do humanismo renascentista.


 

Festival Internacional da Utopia começa nesta quarta-feira (22)

 Festival Internacional da Utopia começa nesta quarta-feira (22)

O Festival Internacional da Utopia, organizado pela Prefeitura de Maricá, começa nesta quarta-feira (22) e segue até o próximo domingo (26). O custo total do evento não foi divulgado, mas pode passar de R$ 2 milhões, sendo R$ 1 milhão apenas com passagens aéreas dos convidados.
O evento terá em sua abertura a participação do ex-presidente Lula, além do prefeito Washington Quaquá, e a pediatra Aleida Guevara, filha de Che Guevara.
O primeiro Festival Internacional da Utopia será aberto as 10h na ‘Tenda dos Pensadores Darcy Ribeiro’, montada no estacionamento da Barra de Maricá. Às 13h haverá a abertura do Encontro Internacional de Teatro Augusto Boal, logo depois o assunto é Meio Ambiente, com a participação da ativista indiana Vandana Shiva. 
No primeiro dia do evento, que terá cinco pontos principais, os shows ficam por conta de artistas locais e Racionais MC’s após as 19h no palco montado na praia da Barra de Maricá.

O prefeito Washington Quaquá disse que se inspirou na FLIP (Feira Literária Internacional de Paraty) para fazer o evento em Maricá, colocando a cidade no calendário internacional de eventos culturais.

“Em um contexto político que se agrava a cada dia, a presidenta eleita Dilma Rousseff também participará da atividade para receber a solidariedade e a força dos grupos que defendem sua volta”, diz texto de apresentação, no site oficial do evento.
Utopia tem como significado mais comum a ideia de civilização ideal, imaginária, fantástica. Pode referir-se a uma cidade ou a um mundo, sendo possível tanto no futuro, quanto no presente, porém em um paralelo. Pode também ser utilizado para definir um sonho ainda não realizado. Uma fantasia, uma esperança muito forte. Utopia é um projeto humanista de transformação social e representa aspectos capitais do humanismo renascentista.

 

Arte e cultura na Praça Orlando de Barros Pimentel

 Maricá: Artes e cultura na Praça Orlando de Barros Pimentel durante aniversário de 202 anos da cidade(Foto retirada da Internet)

 

A festa em comemoração aos 202 anos de emancipação político-administrativa da cidade de Maricá, está repleta de atividades. Durante o dia 26 de maio, a Praça Orlando de Barros Pimentel receberá uma edição especial do “Maricá Mostra Cultura” e da “Feira de Artesanato e Produtos da Terra”, projetos realizados respectivamente pela secretaria municipais adjuntas de Cultura, Ciência e Tecnologia e de Turismo em parceria com Agricultura, Pecuária e Pesca. Os eventos acontecem das 8h às 17h.
A feira de Artesanato e Produtos da Terra, que acontece toda quinta e sexta, na Praça Conselheiro Macedo Soares, reúne artesanato em MDF, bonecas de pano, bijuterias feitas com sementes de abobora, móveis em bambu, brincos com casca de coco, toalhas e tapetes bordados e objetos em crochê. O projeto disponibilizará ainda, biscoitos, doces caseiros, aipim, banana, laranja, limão e mel.
No Mercado das Artes, também na Orlando de Barros Pimentel, a pasta de Cultura, Ciência e Tecnologia lança, durante as festividades, o projeto Acervo Artístico e Cultural de Maricá. A iniciativa vai reunir 12 obras de artistas locais que usam como tema as belezas naturais e pontos turísticos do município. A inauguração do projeto acontece às 14h, e dá início ao acervo de Patrimônio Artístico do município. As obras são resultado do curso avançado de Artes Plásticas oferecido no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU).
A XXIX Gincana de Pintura, também ocupará a Praça Orlando de Barros Pimentel. Segundo os organizadores, a intenção é valorizar e aumentar a exposição dos artistas da cidade e da região, dando ao público a oportunidade de conhecer a cultura maricaense.
A gincana será dividida em duas categorias. Estudante A de 5 a 8 anos, B de 9 a 12 anos, C atendendo aos artistas de 13 aos 16 anos e a categoria Adulto, que terá participantes nas modalidades pintura – acrílica ou óleo sobre tela – com dimensões de 40×50 até 50×70, Desenho/Aquarela – trabalhos em papel ou tecido (com três cores ou mais).
A autenticação das telas, folhas de papel e de tecidos será realizada no dia do evento, das 8h às 9h30, na tenda montada na Praça Orlando de Barros Pimentel, em frente ao Mercado das Artes. Início será às 9h40 e o encerramento às 16h. A categoria Estudante, que começa às 14h30, será realizada apenas no interior da tenda montada em frente ao Mercado das Artes e será de modalidade única: Desenho (preto e branco ou colorido).
É importante ressaltar que é de responsabilidade do artista trazer todo material para a categoria em que participará, incluindo o cavalete. O julgamento dos trabalhos terá início às 17h.O evento pretende ainda ressaltar o município.
O artista poderá retratar localidades como Lagoa de Jacaroá, Ponta da Preguiça, Igreja de Ubatiba, Igreja de Nossa Senhora do Amparo, Igreja de São Pedro, Lagoa de Araçatiba, Lagoa da Divinéia, Lagoa de Zacarias, Barra de Maricá, paisagens, ruas e casas antigas do Centro da cidade, que possam ser identificadas por seus nomes.
As inscrições, que já estão abertas, estão sendo realizadas no CEU, situado na Rodovia Amaral Peixoto, km 28, na Mumbuca, e na Secretaria Municipal Adjunta de Turismo (Praça Conselheiro Macedo Soares, Centro). O primeiro colocado ganhará o Troféu Di Branco, homenagem em vida ao artista plástico que mora na cidade. Além dos troféus e medalhas, os três melhores receberão premiação em dinheiro com R$ 1 mil para o vencedor, R$ 700 (segundo), R$ 500 (terceiro) e R$ 200 para o primeiro colocado geral na Categoria Estudante.
 

Atleta Maricaense de MMA vence luta em campeonato disputado no Rio

 Atleta Maricaense de MMA vence luta em campeonato disputado no Rio

O lutador Paulo Cesar ‘Índio’, de Maricá, disputou e venceu mais uma luta de MMA (Artes Marciais Mistas em português) disputada no último sábado (14) no Rio de Janeiro. ‘Índio’, como é conhecido, enfrentou o lutador Natan Morais, e venceu a disputa. Ele agradeceu ao apoio de todos, principalmente de seus apoiadores e patrocinadores.

‘Índio’ venceu a luta pelo ‘Spetaculus MMA’, evento realizado em Santa Cruz. “Obrigado meus amigos que estiveram na torcida e nas orações por mim vocês são especiais, obrigado meus patrocinadores por todo apoio e todo suporte, estou muito feliz e grato a todos vocês, meu time e meus mestres muito obrigado por todo trabalho e dedicação para comigo. Graças a Deus fizemos um bom trabalho! Obrigado minha família especial que estão comigo na guerra sempre.”


 

 

28-01-2016

Carnaval começa neste fim de semana em Maricá

Carnaval começa neste fim de semana em Maricá

E a folia está para começar já neste fim de semana em Maricá. Com a realização do baile municipal, o município abre de vez o carnaval e blocos de rua também animarão os foliões.Na praça Orlando de Barros Pimentel a atração principal será a cantora Leci Brandão, que se apresenta na noite de sábado (30). Com 40 anos de estrada, a sambista apresentará em Maricá uma retrospectiva de sua carreira, contados a partir da gravação de “Antes que Eu Volte a Ser Nada”, seu disco de estreia.
BlocosO primeiro bloco a ‘abrir’ o carnaval será o ‘Ninho da Coruja’, que acontece no domingo (31) das 14h às 17 em Ponta Negra. O próximo só sairá na quinta-feira (04), no Centro. Para os dias oficiais de Carnaval em Maricá a prefeitura ainda não divulgou a programação de shows nos pontos que haverá folia.SegurançaDevido à grande expectativa de público para o Carnaval deste ano, já que São Gonçalo não terá carnaval, a Secretaria de Segurança e as Polícias Civil e Militar estão montando um esquema de segurança para garantir a folia de todos em paz. De acordo com um inspetor da Guarda Municipal, haverá operações todos os dias em diversos pontos da cidade para coibir veículos irregulares, carro de som, além de motoristas bebendo alcoolizado.
23-01-2016
Prefeitura transfere Luau da Utopia para fevereiro

Prefeitura transfere Luau da Utopia para fevereiro

 

A Prefeitura de Maricá transferiu para o dia 13/02 o projeto “Luau da Utopia”, que integra o pré-Festival Internacional da Utopia. A iniciativa, inicialmente marcada para este sábado (23/01), foi adiada devido às chuvas. A atividade, organizada pela Secretaria Municipal Executiva de Políticas Sociais, acontecerá a partir das 21h, na Rua 13, Barra de Maricá. Dançarinos, malabares e demais artistas, estarão se apresentando em um palco montado com projeção de luzes neon e muita música jovem sob o comando de diversos DJs. Lançado no ano passado, o Festival Internacional da Utopia será realizado de 22 a 26 de junho de 2016, em Maricá, com a presença de diversas autoridades nacionais e internacionais.


19-01-2016
Luau da Utopia acontecerá dia 23 na Barra de Maricá 
 
Maricá: Luau da Utopia acontecerá dia 23 na Barra

O Luau da Utopia, o mais novo projeto do pré-Festival da Utopia em Maricá, acontecerá no dia 23/01, a partir das 21h, na Rua 13, Barra de Maricá. Dançarinos, malabares e demais artistas, estarão se apresentando em um palco montado com projeção de luzes neon e muita música jovem sob o comando de diversos DJs. A coordenação do evento é de Wavá de Carvalho, assessor cultural do Festival da Utopia.

O Luau é mais uma atividade do pré- Festival da Utopia, projeto cultural realizado pela Secretaria Municipal Executiva de Políticas Sociais de Maricá. O evento já se tornou conhecido pelos saraus e atividades como a libertação de livros. O Sarau da Utopia acontece toda primeira quinta-feira do mês com a participação de artistas antigos e novos, convidados e populares que queiram apresentar sua produção em música, dança, poesia, ou outra forma de arte.

Lançado no ano passado, o Festival Internacional da Utopia será realizado de 22 a 26 de junho de 2016, em Maricá, com a presença de diversas autoridades nacionais e internacionais.


 

18-01-2016
Maricá reelege Rei Momo e tem nova Rainha do carnaval

Maricá reelege Rei Momo e tem nova Rainha do carnaval

O Carnaval de Maricá terá uma côrte renovada em 2016. Enquanto Cristiano do Nascimento, de 42 anos, será o Rei Momo pela segunda vez, a folia maricaense tem nova rainha e nova princesa. O resultado do concurso foi anunciado na madrugada deste domingo (17/01) e consagrou respectivamente Fabiely Martins da Rocha e Endiorrane Baldini, ambas de 22 anos. Além de cetro, faixa e coroa, o ‘casal real’ levou R$ 3 mil cada um e a princesa, R$ 1,5 mil.

A disputa contou com seis concorrentes a Rainha do Carnaval e quatro a Rei Momo, que se apresentaram com dois trajes distintos (short e biquíni para as mulheres, passeio e roupa de gala para os homens), e todos levaram muito samba no pé, simpatia e animação. Entre uma apresentação e outra, houve shows com o grupo Samba dos Manos e a cantora Geanny Melo. Os vencedores foram anunciados durante o show de Claudinho Guimarães e o grupo Samba de Malandro, que teve o cantor Paulinho Mocidade como convidado.

Ao final do concurso, o rei e a rainha falaram da emoção da vitória. “Não esperava vencer essa disputa, estou feliz demais”, disse Fabiely, que não conteve a emoção ao ser declarada Rainha do Carnaval e disse ter se lembrado dos familiares que puderam estar presentes no evento. “Agora tenho a missão de honrar o Carnaval de Maricá, e prometo que vou fazer isso”, garantiu ela, que mora no Centro.

Para comemorar seu segundo reinado, Cristiano do Nascimento foi para o meio da animada torcida que o incentivou a todo momento. “Para mim, isso é o fruto do reconhecimento do nosso trabalho, que é levar o nome de Maricá e a alegria de nosso Carnaval. Agora a missão é seguir com essa missão”, afirmou ele.


 

13-01-2016
Secretaria de Turismo divulga lista de blocos para o Carnaval 2016 em Maricá
Quem vier passar o Carnaval em Maricá vai encontrar uma folia bem agitada nas ruas da cidade. A Secretaria Adjunta de Turismo divulgou nesta quarta-feira (12/01) a lista completa dos 79 blocos de rua que vão arrastar multidões em diferentes bairros. Também foi divulgado o roteiro a ser seguido pelas agremiações e seus foliões. 
O primeiro bloco sai já no domingo que antecede a folia (31/01), o Ninho da Coruja, de Ponta Negra. Já na quinta-feira (04/2) será a vez do “Eu sou mas quem não é”, no Centro. A maratona começa para valer na sexta (05/02) com outros quatro da região do Centro e avança pelos dias seguintes. A lista inclui nomes tradicionais do carnaval maricaense como o dos ‘Trabalhadores’,’ do Beijo’, ‘da Gabriela`, ‘Ratos de Praia’, ‘Não Empurra que é Pior’ e ‘Vai, Vomita e Volta’, entre outros. 
Há também novidades como ‘As Panicats de Inoã’ e ‘Pau de Selfie’. A animação ultrapassa a quarta-feira de Cinzas e terá mais três blocos que vão desfilar pelo Centro na sexta (12/02) e no sábado (13/02). Veja a seguir a lista completa dos desfiles.

ROTEIROS DOS BLOCOS CARNAVALESCOS DE MARICÁ - 2016

 

BLOCOS Domingo ROTEIRO
B.C. NINHO DA CORUJA 31/01
Saída: Rua Carolino José do Nascimento, Rua Artuzindo Rangel, Av. Maysa Monjardim faz retorno pela Av. Litorânea, Rua Alberto José do Nascimento com dispersão na Rua Carolino José do Nascimento – Ponta Negra.

 

 

BLOCOS Quinta ROTEIRO
B.C. EU SOU MAIS QUEM NÃO É? DST/ PMCD
04/02
Saída: Rua Clímaco Pereira, Rua Domício da Gama, com dispersão na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel – Centro.

 

 

BLOCOS Sexta ROTEIRO
B.C. DA 3ª IDADE
05/02
Saída: Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, Rua Alvares de Castro, Rua Almeida Fagundes com dispersão em frente à Igreja Nossa Senhora do Amparo – Centro.

 

 

B.C. DOS TRABALHADORES 05/02 Saída: Rua Álvares de Castro, Estacionamento da Triângulo Seguros, com dispersão na Praça Orlando de Barros Pimentel – Centro.

 

 

B.C. DANADOS FOLIA 05/02 Saída: Rua Prefeito Joaquim Mendes s/n° até a Praça Orlando de Barros Pimentel – Centro.

 

 

BLOCO DOS PIRATAS
05/02
Saída: Rua Abreu Rangel (estacionamento da Palmeira), Rua Domício da Gama, Rua Alferes Gomes, Av. Nsra. Do Amparo, Rua Silvino Siqueira, Alvares de Castro, Barão de Inoã, Rua Senador Macedo Soares, Rua Domicio da Gama com Dispersão na Praça Orlando de barros Pimentel – Centro.



BLOCOS Sábado ROTEIRO

B.C. MAMÃE EU QUERO 06/02 Saída: Rua Alvares de Castro com dispersão na Praça Orlando de Barros Pimentel- Centro

 

 

B.C. QUEM AMA CUIDA 06/02 Bloco Estático- Praça de Ponta Negra no lado do Canal – Ponta Negra.

 

 

B.C. UNIÃO IMPERIAL 06/02 Bloco Estático- Quadra da União Imperial - Caxito B.C. PIRANHAS DA 83 06/02 Saída: Rua da 70, Av. da Praia com dispersão na Rua 83- Itaipuaçu. B.C. 100% PONTA NEGRA 06/02 Saída: Ponta Negra F.C., Rua Moacir Vale dos Santos, Rua São Pedro Apóstolo, Rua Arthuzindo Rangel com dispersão na praia-Ponta Negra.

 

 

B.C. PERERECA ASSANHADA 06/02 Bloco estático: Sindicato Rural - Rua Joaquim Eugênio dos Santos, 309 – Parque Eldorado – Centro. BLOCO GUERREIROS DA AMIZADE 06/02 Saída: Rua Prefeito Joaquim Mendes, Rua Eliete Rocha com dispersão no campo de futebol do Bairro Amizade - -Bairro da Amizade-

 

 

B.C DOS MENDIGOS 06/02 Saída: São Pedro F.C, Rua João Bezerra da Silva Filho, Rua Ernani Manoel Soares, Av. João Saldanha, R. Irmãos Coutinho, com dispersão na Praça da Ana Ferreira - Divinéia – Barra de Maricá.

 

 

B.C. TÁ RUIM DE SAIR
06/02
Saída: Rua 135, Avenida Maysa Monjardin, até a Rua 121, Av Reinaldo Zeidan com dispersão na Rua 135 - Cordeirinho.

 

 

B.C. FOLIA DA MARIA 06/02 Saída: Av. Roberto Silveira contorna a Praça Conselheiro Macedo Soares, Rua Ribeiro de Almeida com dispersão na Praça Orlando de Barros Pimentel – Centro. B.C. BANDA DE PONTA GROSSA 06/02 Saída: Praça Comselheiro Macedo Soares,Rua Ribeiro de Almeida com dispersão na Praça Orlando de Barros Pimentel- Centro

 

 

B.C. OS CAÇA CACHAÇA 06/02
Saída: Rua Barão de Inoã, Rua Senador Macedo Soares, Rua Abreu Rangel, Rua Domício da Gama com dispersão na Praça Orlando de Barros Pimentel – Cenro.

 

 

B.C. BARRIL FOLIA 06/02 Saída: Rua Francisco da Costa, Rua Valdevino Ferreira retorna pela Rua Valdevino Ferreira com dispersão na Rua Francisco da Costa São José do Imbassaí. B.C PAU DA SELFIE 06/02 Roteiro: Rua Álvares de Castro (em frente ao Sal da Terrra), Rua Barão de Inoã, Rua Senador Macedo Soares , Rua Abreu Rangel com dispersão Praça Orlando de Barros Pimentel - Centro

 

 

B.C. CASA DO IDOSO MAIS FELIZ – CASA DA 3ª IDADE – ITAIPUAÇU. 14/02 Saída: Rua 27, com dispersão na Praça dos Gaviões – Itaipuaçu. B.C. DAS CRIANÇAS (AMARI) 06/02 Bloco Estático - Rua Dirceu Fernandes Pinto 235 (Associação de Moradores e Amigos do Recanto de Itaipuaçu) – Itaipuaçu.

 

 

B.C VEM QUE TEM VIP 06/02
Saída: Rua Domício da Gama, Rua Alferes Gomes, Av. Nossa Senhora Amparo, Rua Silvino Siqueira, Rua Álvares de Castro, Rua Barão de Inoã, Rua Senador Macedo Soares, Rua Abreu Rangel, com dispersão na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel – Centro.

 

 

B.C. AS PANICATS DE INOÃ 06/02 Bloco Estático- Travessa Campos, 5 Inoã- Ao Lado da Quadra do E.C. Inoã B.C. VIVA NOSSAS CRIANÇAS 06/02 Saída: Rua Solimões até á Quadra Poliesportiva (Em frente à Capela Nossa Senhora do Bonsucesso) – Inoã.




BLOCOS Domingo ROTEIRO
B.C TROMBA NERVOSA 07/02 Saída Estrada de Itaipuaçu, esquina coma Rua 16 até a Rua 9 – Itaipuaçu. B.C. VETERANOS SÓ LAZER 07/02 Saída: Rua Albertinho Oliveira Lopes,Estrada da Cachoeira, segue até o Shoping da Casa e retorna pela Estrada da Cachoeira com dispersão na Rua Albertino Oliveira.- São José do Imbassaí.

 

 

B.C DA CORUJA 07/02 Saída: Rua 70,Av. da Praia com dispersão na Rua 83 – Itaipuaçu. B.C. PÉ NA JACA 07/02 Saída: Estrada do Espraiado até o Largo Santo Antônio retorna pela Estrada do Espraiado com dispersão no Campo de Futebol em frente ao Bar da Isabel.- Espraiado

 

 

B.C. FUTEBOL DAS PIRANHAS 07/02 Saída: Rua Teodoro José de Marins, Rua Lúcio José de Marins contorna na praça de Zacarias e retorna pela Rua Lúcio José de Marins,Rua Teodoro José de Marins com dispersão no Campo do ABPM- Zararias

 

 

B.C. TREM BÃO 07/02 Saída: Praça Gilmar dos Santos Trindade, Estrada da Cachoeira até o Mercado Estrela do Sul e retorna ao Local da Concentração- São José do Imbassaí.

 

 

B.C NÃO EMPURRA QUE É PIOR 07/02 Saída: São Pedro F.C, Rua João Bezerra da Silva Filho, Rua Ernani Manoel Soares, Av. João Saldanha, R. Irmãos Coutinho, com dispersão na Praça da Ana Ferreira - Divinéia – Barra de Maricá.

 

 

B.C. PIRANHAS DA 64
07/02 Saída: Rua 72,com dispersão na Rua 90. Cordeirinho. B.C. CHEGA MAIS 07/02 Saída: Rua 6, Rua João Saldanha, Rua 2 retornando para a Rua 6- Guaratiba

 

 

B.C. DO BEIJO 07/02 Saída: Av. Nossa Senhora do Amparo, Rua Silvino Siqueira, Rua Álvares de Castro, Rua Barão de Inoã, Rua Senador Macedo Soares, Rua Abreu Rangel, e dispersão na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel - Centro.

 

 

B.C. UNIÃO DE ITAPEBA 07/02 Saída:Quadra de Itapeba, Rua Abreu Sodré com dispersão na Ponte da Mumbuca– Centro.

 

 

BLOCO EXPLODE JACONÉ
07/02 Saída: Av. Beira Mar (em frente ao Bar da Jacira), até o Loteamento Solar de Jaconé -. Jaconé.

 

 

B.C. DA ILHA 07/02 Saída: Rua Jornalista Irineu Marinho, Rua Palmira de Carvalho, Estrada Real, Estada da Cachoeira com dispersão em frente ao Trayler do Ricardo- São José do Imbassaí.

 

 

B.C. HOJE É SEXTA 07/02 Saída: Sai da Rua Zero, Av. Maysa Monjardim, Rua 04, Av. Beira Mar, Rua 01, Av. Maysa Monjardim, com dispersão na Rua Zero.

 

 

B.C. GRÊMIO RECREATIVO DA 90 07/02
Saída: Rua 90, Av. Maysa Monjardim até a Rua 94 e Retorna pela Av. Maysa Monjardim até a Rua 90. - Cordeirinho

 

 

B.C. ROLA CANSADA SANTA PAULA 07/02
Saída: Estrada de Cassorotiba, em frente ao Sacolão do Tatai até o Condomínio Santa Paula B e desfile em toda extensão da Rua A – Santa Paula. B.C. AMANTES DO SAMBA 07/02 Saída: Av Francisco Sabino da Costa,169, Rua Abreu Rangel com dispersão na Praça Orlando de Barros Pimentel-Centro

 

 

B.C. UNIDOS DA TRAVESSA 07/02 Saída: Travessa Flamengo,04, Rua Caio de Figueiredo, com dispersão na Quadra do E.C. Inoã – Inoã.



BLOCOS Segunda ROTEIRO
B.C. QUEM AMA CUIDA 08/02 Bloco Estático- Ao lado do Canal - Praça de Ponta Negra.

 

 

B.C. SOMOS UM SÓ 08/02 Saída: Estrada de Itaipuaçu, Av.2 até a Rua 12-Itaipuaçu B.C. AMIGOS DE JACAROÁ 08/02 Saída: Av. Lagomar com saída do Bar da Katia até a Toca do Biguá-Jacaroá

 

 

B.C DO BOI
08/02
Saída: Praça Ponte Preta, Av.Reginaldo Zeidan, Rua 40, Av. Maysa Monjardim, Rua 41, Av. Reginaldo Zeidan, com dispersão na Praça da Ponte Preta – Guaratiba.

 

 

B.C. DO XOXÓ 08/02 Saida: Bloco Estático. Entre a Rua 34 e o Terminal Rodoviário de Itaipuaçu

 

 

B.C. BOCA DE SIRI
08/02
Saída:Av Maysa Monjardim, Rua Artuzindo Rangel retorna pela Artuzindo Rangel, Av Maysa Monjardim com dispersão na Av Litorânea- Ponta Negra.

 

 

B.C. DOS VAGABUNDOS 08/02 Saída: Rua Antônio Marques Mathias(R123) indo até a esquina da Rua 117 retornando para a esquina na Rua 123- Itaipuaçu

 

 

B.C. BAIACU DE ITAIPUAÇU 08/02
Saída: Rua 70, Rua 83, Av Beira Mar- Jardim Atlântico – Itaipuaçu.

 

 

B.C.SERÁ QUE SAI 08/02
Saída: Esquina da Rua Professor Cardoso Meneses (Rua 01) com Rua 35 até a Rua 34 na esquina e retorna pela Rua Professor Cardoso Menezes, com dispersão na praia – Itaipuaçu.

 

 

B.C. PRÓ ALCOOL 08/02
Saída: Rua Paulo José Cezar segue pela Av Maysa Monjardim com dispersão no cruzamento da Rua Artuzindo Rangel com a Rua Capitão José Caetano de Oliveira- Ponta Negra

 

 

B.C. UNIDOS CANÁRIO DA TERRA 08/02
Saída: Av. Maysa Lt.1 Qd. 65 até a Rua 90- Cordeirinho

 

 

B.C ROSAS DE MARICÁ (BANDA FEMININA)
08/02
Saída: Rua 70, contorna a Praça da 70, atravessando Rua 36 ,seguindo até a praia, seguindo a esquerda pela Av.Beira Mar com Rua 72 (D.Bigode), retorna pela Av. Beira Mar, com dispersão nolocal da concentração na Rua 70- Itaipuaçu.

 

 

B.C. FLOR DO IMBASSAÍ 08/02
Saída: Rua Euripedes Rangel de Figueredo até a Praça Gilmar dos Santos Trindade-São José do Imbassaí.

 

 

B.C. DAS PIRANHAS (AMARI) 08/02
Saída: Rua Dirceu Fernandes Pinto, Rua Raimundo Monteiro com dispersão na Rua Adair Farah da Mota- Itaipuaçu

 

 

B.C. BANDA DE SÃO JOSÉ
08/02 Saída: Bloco Estático. Lagoa das Amendoeiras próximo ao Quiosque do Carlão-São José do Imbassaí.

 

 

B.C. DAS PIRANHAS DA BARRA
08/02 Saída: São Pedro F.C, Rua João Bezerra da Silva Filho, Rua Ernani Manoel Soares, Av. João Saldanha, R. Irmãos Coutinho, com dispersão na Praça da Ana Ferreira - Divinéia – Barra de Maricá.

 

 

B.C DA FARINHA
08/02 Saída: Rua Artuzindo Rangel, entra a direita na Rua do Canal, com dispersão na Ponta da Galeta – Ponta Negra

 

 

B.C. MARACUJÁ
08/02 Saída: Estrada de Cassorotiba, em frente ao Sacolão do Tatai até o Condomínio Santa Paula B e desfile em toda extensão da Rua A – Santa Paula. B.C. DA GABRIELA 08/02 Saída: Rua Domício da Gama, Rua Abreu Rangel, com dispersão em frente ao Colégio Elisiário Matta - Centro.

 

 

B.C. AZUL E BRANCO
08/02
Saída: Av. Guaruja até o Mercado Sulbimes e retorna pela Av. Guarujá com dispersão próximo a km 22 da Rodovia amaral Peixoto – Marine – São José do Imbassaí.

 

 

B.C. PIRANHAS DE BAMBUÍ 08/02 Saída: Bloco Estático Praça de Bambuí- Bambuí

 

 

B.C. UNIDOS DA TRAVESSA 08/02 Saída: Rua Professor Cardoso Menezes com dispersão na Av. Beira Mar- Itaipuaçu

 

 

BLOCOS Terça ROTEIRO

B.C. JM SOCIAL CLUBE 09/02 Saída: Bloco Estático. Rua Farah da Mota Lt-17/18 Qd.02 Recanto-Itaipuaçu

 

 

B.C. DAS CRIANÇAS DA 83
09/02
Saída: Rua 70, Av. da Praia até a Rua 83- Itaipuaçu

 

 

B.C. É NESSE QUE EU VOU
09/02
Saída: Bambuí F.C., Rua Braulino Venâncio da Costa até a Praça Lucas Peão – Bambuí.

 

 

B.C. JÔ BORGES A DIVA
09/02
Saída: Av. Beira Mar em frente ao Quiosque Conchas ate o Quiosque sobre as Ondas-Itaipuaçu

 

 

B.C. 100% PONTA NEGRA
09/02
Saída: Ponta Negra F.C., Rua Moacir Vale dos Santos, Rua São Pedro Apóstolo, Rua Arthuzindo Rangel até a praia e retorna pela Rua Arthuzindo Rangel, com dispersão na Praça Nossa Senhora das Graças - Ponta Negra.

 

 

B.C. SE NÃO AGUENTA PORQUE VEIO
09/02
Saída: Rua 70 passando pela Rua 35,descida pela Rua 68, entra na Rua 36 com dispersão na Rua 70- Itaipuaçu

 

 

B.C. MOCIDADE PONTANEGRENSE
09/02
Saída: Bloco Estático. Ponta Negra Futebol Clube- Ponta Negra

 

 

B.C. RATOS DE PRAIA
09/02
Saída: Rua 13, dobra a segunda a direita, Rua Irmãos Coutinho, Praça da Divinéia,Rua Ernani Soares com dispersão na rua 13- Barra de Maricá

 

 

B.C. SAI CAPETA 09/02 Saída: Bloco Estático. Av. Zumbi dos Palmares – Estacionamento próximo a Pizzaria do Bahia – Itaipuaçu. BLOCO EXPLODE JACONÉ 09/02 Saída: Av. Beira Mar (em frente ao Bar da Jacira), até o Loteamento Solar de Jaconé -. Jaconé.

 

 

B.C. VAI,VOMITA E VOLTA
09/02
Saída: Rua Abreu Rangel(Estacionamento da Palmeira),Rua Domício da Gama,Rua Alferes Gomes,Av. Nossa Senhora do Amparo,Rua Silvino Siqueira, Rua Alvares de Castro,Rua Barão de Inoã, Rua Senador Macedo Soares,Rua Domicio da Gama com dispersão na Praça Orlando de Barros Pimnetel- Centro

 

 

B.C. AFOXÉORUM
09/02
Saída: Rua Barão de Inoã,Rua Senador Macedo Soares, Rua Abreu Rangel com dispersão na Praça Orlando de Barros Pimentel- Centro



BLOCOS Sexta ROTEIRO B.C. MAIS EDUCAÇÃO 12/02 Saída: Descendo a Rua Ribeiro de Almeida com dispersão na Praça Orlando de Barros Pimentel – Centro.

 

 

BLOCOS Sábado ROTEIRO
B.C. BLOCÃO
13/02
Saída: Bloco Estático. Praça Orlando de Barros Pimentel- Centro

 

 

B.C. É CERTO QUE VAI DAR MERDA
13/02
Saída: Bloco Estático. Praça Orlando de Barros Pimentel-Centro

 

 

 

Fonte: Prefeitura de Maricá.

 

 

12-01-2016

Jovens se divertem no primeiro dia da colônia de férias na Barra

O primeiro dia de atividades da colônia de férias de Maricá, batizada de “Circuito Praia – Lazer e Turismo”, foi bem agitado na praia da Barra nesta segunda-feira (11/01). Comandados pelos recreadores, cerca de 30 crianças e jovens participaram dos jogos e brincadeiras como vôlei e futebol de areia, na altura da Rua João Frejat (antiga Rua 13). O projeto ficará no mesmo local até o último fim de semana de janeiro, sempre das 8h às 10h. Quem quiser participar pode se inscrever no estande montado no Quiosque do Bubute ou na Secretaria Municipal Adjunta de Turismo, na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro. Os pais ou responsáveis devem apresentar cópias da Identidade, comprovante de residência e atestado de saúde atuais, além de assinar um termo de responsabilidade.

Só no primeiro dia cerca de 35 novas inscrições foram realizadas no local. De acordo com o secretário Amaury Vicente, outros eventos da pasta estarão presentes durante a colônia de férias, como o Circuito Ecológico, o ‘Pedala, Maricá’ e uma edição especial com os artistas do projeto ‘Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá’. “Essa vocação para o turismo de natureza que nossa cidade nos oferece precisa ser potencializada e este é mais um evento que criamos nesse sentido”, antecipou Amaury.

Entre os participantes, muita alegria e disposição para as atividades esportivas, como uma animada ‘pelada’ entre meninos e meninas com o chamado ‘golzinho de praia’. A estudante Mirella Mendes, de 16 anos, marcou um dos gols do jogo e disse estar feliz por ter uma atividade como esta tão perto de casa.

 

“Fazia tempo que a gente não tinha nada parecido por aqui. Quando soube que ia ter essa colônia, vim me inscrever logo. Estava sentindo falta mesmo, é bacana participar”, afirmou a jovem, que mora na Rua Virsílio da Costa Cardoso (antiga Rua 6). Outro que gostou foi Marcello Cristino Marques, de 13 anos, que disse que pretende estar na praia todos os dias. “Vim conhecer o projeto e estou gostando muito. Está muito legal, se deixar venho aqui todo dia”, reforçou.


 

07-01-2016

Beart promove Colônia de Férias em Maricá

 

Para estimular o contato das crianças com a natureza e promover momentos de lazer e aprendizado, a Beart promove, entre os dias 18 e 22 de janeiro, uma Colônia de Férias no Sítio Horse Center, em Maricá, Rio de Janeiro. 
Na programação,  estão passeios guiados a cavalo, música, brincadeiras e diversão com a  equipe da Beart. 
Situado no Espraiado, Maricá, o Horse Center é cercado por muita área verde de floresta tropical, contando com infraestrutura adequada para realizar colônias de férias e eventos. Será necessário um mínimo de 20 inscritos para a colônia acontecer. 
 
Sobre a Beart
A Beart é uma empresa de eventos culturais com o foco em entretenimento artístico e pedagógico. Festas infantis com roteiros musicais e recreativos, com uma programação variada que respeita o perfil e a faixa etária dos participantes. Partindo das brincadeiras e jogos à música, passando por oficinas de sucata, argila, culinária, teatro cantado, circuitos psicomotores, construção de brinquedos e outras atividades incríveis que buscam a interatividade e aprendizado de todos.
 
É o artístico unido ao pedagógico! Saiba mais em www.facebook.com/beartcultural 
Serviço 
Colônia Sítio Horse Center
Data: 18 ao dia 22 de janeiro de 2016, /
Horário: 14 às 17:30h
Endereço: Rua José Thomaz 144, Espraiado – Maricá – RJ
Valor:  R$250,00 por criança
Inscrições:  beartrecreacao@gmail.com
Fonte: Colaboração via e-mail de Isabela Pimentel.

28-12-2015

Maricá recebe pela primeira vez desova de tartaruga marinha

 

Pela primeira vez na cidade, uma tartaruga marinha da espécie cabeçuda (Caretta caretta), ameaçada de extinção, desovou em Maricá. A informação é do Projeto Aruanã, da Universidade Federal Fluminense (UFF), que faz o controle das espécies marinhas na região e demarcou inicialmente a área na Praia de Zacarias onde os ovos foram depositados na manhã de sábado (26/12), segundo relato de pescadores. Nesta terça-feira (29), biólogos do projeto farão a demarcação definitiva com estacas e telas. “O objetivo é preservar o ninho e evitar que curiosos mexam nos ovos. Agora vamos monitorar esse ciclo”, explica a bióloga Alicia Bertoloto, do projeto Aruanã. A Secretaria Municipal Adjunta de Meio Ambiente, que acompanha a ação, colocará uma placa para sinalizar a região.

Segundo Amanda Vidal, outra bióloga da UFF, uma fêmea coloca, em média, 100 ovos e o período de incubação é de 30 a 45 dias. “Essas tartarugas se aproximam da costa de Maricá para se alimentar e esse é o primeiro registro de desova no município”, afirma a bióloga. “Geralmente, elas colocam os ovos no Norte do estado”, acrescentou Amanda. Em média, a espécie cabeçuda mede 1,20 m e chega a pesar 140 kg. Elas são encontradas em mares tropicais de todo mundo e em águas temperadas, se alimentam de caranguejos, moluscos, mexilhões e outros invertebrados triturados com ajuda dos músculos da mandíbula. No Brasil, as áreas de desova estão localizadas no norte da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Sergipe.


 

 

26-12-2015

Trilhas de Maricá – Pedra de Itaocaia 

A quarta trilha da série de reportagens sobre as trilhas de Maricá será a da Pedra de Itaocaia, situada no distrito de Itaipuaçu.

A localidade é uma das trilhas mais ameaçadas de desaparecer pela expansão imobiliária, que vem, há muito tempo, diminuindo os caminhos para se chegar ao topo da pedra, de 389 metros de altura.

 

A trilha começa no extremo sudoeste da pedra, quando sua crista toca no chão, praticamente nos fundos do terreno de número 331, na rua 5. Veja a localização abaixo. O caminho é ao lado direito do terrno, na dureção dos fundos, que serve também como uma servidão para uma residência onde o portão fica de frente para a entrada da trilha. O início é sobre uma laje meio escorregadia, com uma inclinação alta e cerca de 4 metros de comprimento, porém, logo depois vira uma trilha que adentra da mata atlântica, ascendo a crista da pedra, sempre no sentido nordeste até chegar ao cume.

São duas etapas nesta trilha. Na primeira parte, percorre-se uma trilha por dentro da mata, com algumas fortes subidas. Já na segunda parte, o trecho é marcado pelo fim da mata e segue-se a caminhada pela pedra. A trilha é bem definida e não há o risco de se perder.

Do topo pode-se ver grande parte de Itaipuaçu, principalmente a linda paisagem para a Pedra do Elefante, no Recanto.

História

De acordo com o naturalista inglês Charles Darwin, que esteve na Fazenda Itaocaia no século XIX, a Pedra de Itaocaia foi palco de uma tenebrosa história. Darwin narrou que durante a sua estadia no local, uma escrava em fuga lançou-se no precipício de cima da Pedra de Itaocaia após ter jogado a filha do fazendeiro no tacho de melado, por vingança e ciúmes.

Nossa equipe esteve no local no ano de 2008 e, naquela época, os restos mortais da menina ainda estava no tacho no interior da fazenda, onde também há uma capela e é um monumento municipal, tombado pela Prefeitura de Maricá.

Segundo Charles Darwin, também havia um quilombo no topo da pedra, onde os escravos da região fugiam e iam para lá. Porém, o mesmo não durou muito, pois fazendeiros se juntaram para acabar com o esconderijo.


 

26-12-2015

Maricá abre inscrição para concurso de Rei Momo e Rainha do Carnaval 2016

 

Estão abertas, até o dia 15 de janeiro, as inscrições para a eleição da Corte do Carnaval de Maricá. Beleza, simpatia, e, claro, samba no pé são os principais requisitos do concurso, organizado pela Secretaria Municipal Adjunta de Turismo. O Rei Momo e a Rainha receberão R$ 3 mil cada. Já a Princesa será premiada com R$ 1,5 mil. O cadastro é feito na secretaria (Praça Conselheiro Macedo Soares, Centro), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Serão inscritos 10 candidatos para Rei Momo e 20 interessadas para os postos de Rainha e Princesa. Confira aqui o edital.

Como pré-requisito imprescindível para a participação no concurso é necessário ser brasileiro nato ou naturalizado, ter mais de 18 anos, morar em Maricá, não ser funcionário público municipal, estadual ou federal (nem concursado e nem comissionado), além de ter disponibilidade para participar dos ensaios e cumprir, caso eleitos, os compromissos estabelecidos pela Secretaria Adjunta de Turismo.

No ato da inscrição, os interessados deverão preencher uma ficha (retire aqui) e apresentar os seguintes documentos: uma foto 3X4; original e cópia de documento de Identidade ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação); cópia do CPF (Cadastro de Pessoa Física); original e cópia do comprovante de residência (conta de luz, água, telefone ou contrato de aluguel) no próprio nome do candidato ou no nome do pai/mãe ou contrato de aluguel (não será aceito nome de terceiros sem a declaração com firma reconhecida); cópia do PIS/PASEP ou NIT (Número de Identificação do Trabalhador) e da cópia da Certidão Negativa da Receita Federal. Esses documentos são necessários para efetuar o pagamento da premiação, em caso de eleito, e deverão estar atualizados.